Lives de Ciência

Veja calendário das lives de ciência.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Há uma crise nos blogues brazucas de ciências? - 5

Não tinha muita certeza se havia ou não uma crise nos blogues brasileiros de ciências - algumas linhas de indícios um tanto indiretos me levaram a imaginar que poderia ser o caso. Da discussão derivada da observação de Mariana Fioravanti sobre sua dificuldade em postar, muitos consideraram que havia uma crise e procuraram explicações, outros foram mais reticentes quanto à possibilidade de uma crise generalizada.

Fiz um levantamento do padrão de postagens em duas amostras de blogues. Uma do condomínio Scienceblogs Brasil (figura 1) e outra de blogues independentes (figura 2). E creio que podemos sim identificar uma crise.

Figura 1. Perfil de evolução de postagens no Scienceblogs Brasil. Número de blogues = 44, incluindo o Brontossauros no meu Jardim. Em azul o total mensal de postagens (eixo vertical secundário); em laranja, a média mensal de postagens de cada blogue e, em amarelo, o total de blogues com postagens no mês (eixo vertical principal).

Desde 2008, a frequência média de postagens vem caindo nos blogues dos SBBr e o número de blogues com postagens está em queda desde 2011.

Figura 2. Perfil de evolução de postagens em blogues brasileiros de ciências independentes. Número de blogues = 45. Codificação como na Figura 1.

O padrão dos blogues independentes é um tanto mais errático. Há um pico de média de postagens no primeiro semestre de 2008 e um pico secundário no primeiro semestre de 2012 - desde então a média vem caindo. O total de blogues com atividade pode estar entrando em um platô, mas a característica principal é a variação.

Bem, esse são os padrões - não me arrisco ainda a uma interpretação a respeito de causas e efeitos.

4 comentários:

Rubens Pasa disse...

Roberto, já que você não tem nada para fazer da meia noite às seis mesmo, que tal analisar uns 40 a 50 blogs de outras áreas para ter um controle. No Facebook foi comentado que o problema pode não ser a divulgação científica, mas uma crise de blogs por conta das mídias sociais. Com este controle seria possível ter uma noção disso. ;)

Na verdade, algo assim poderia render um paper.

none disse...

Salve, Pazza,

Sim, tem monte de aspectos a se testar. Daí de eu não me arriscar ainda a fazer uma interpretação.

Problema é arranjar tempo pra coletar os dados. Ainda mais manualmente.

Grato pela visita e cometário.

[]s,

Roberto Takata

João Simões disse...

Blogs tomam tempo, e se vc quer fazer um blog realmente bom, vc precisa justamente de mais tempo, para pesquisar, editar, corrigir, coletar dados, imagens. Boa parte dos blogueiros faz isso como um hobby, e isso obviamente significa que precisam conciliar a atividade com sua vida profissional, além dos problemas da vida pessoal. Eu mesmo criei um blog em 2006, Mitoblogos, para falar de mitologia, fiquei sem tempo, quase não postei, depois foquei numa outra área que gosto, Genealogia, e vez por outra incluía algumas postagens sobre notícias de paleontologia. Mas o tempo ficoi mais curto ainda, e praticamente não escrevo mais nele. Acho que o Facebook é um fato a ser considerado, pois para quem quer se divulgar, é mais fácil postar textos em redes sociais, o que torna mais fácil até trocar comentários.

none disse...

Salve, Lopes,

Grato pela visita e comentário.

Na discussão que se seguiu, o fator tempo foi mesmo um dos apontados por muitos dos participantes.

[]s,

Roberto Takata

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails