Lives de Ciência

Veja calendário das lives de ciência.

sábado, 20 de julho de 2019

Da Terra à Lua - e de volta à Terra (e de volta à Lua?): 50 anos depois.

Cena de "Viagem à Lua" de  Georges Méliès, 1902. Fonte: Wikimedia Commons.

Em 1865, o escritor francês, Jules Verne, lança seu "Da Terra à Lua", influente obra de ficção científica em que narra a conquista do satélite natural de nosso planeta através de um projeto balístico. (Incidentalmente, esse modo de viagem é impraticável, posto que exige aceleração acima do que o corpo humano é capaz de suportar.)

Pouco mais de 100 anos depois, às 17h17 (horá de Brasília) do dia 20 de julho de 1969, o módulo lunar Eagle, da missão Apollo 11, pousaria num canto do Mar da Tranquilidade, uma planície formada há bilhões de anos por derramamento de lava e coberta por fragmentos de rocha algo similar a areia grossa e cascalho, o regolito lunar, resultante dos inúmeros impactos de meteoritos e partículas solares e interestelares contra a superfície da Lua. Seis horas mais tarde, às 23h56, o astronauta americano Neil Armstrong se tornaria a primeira pessoa a pisar em outro corpo celeste além de nosso próprio mundo.

Fotografia do local do pouso da missão Apollo 11, tirada em 2012 pelo Lunar Reconnaissance Orbiter. LM: módulo lunar; LRRR: refletor para medição de distância lunar por laser; PSEP: pacote de experimento sismológico passivo Fonte: Wikimedia Commons.
Depois do primeiro artefato lançado ao espaço em órbita terrestre: o satélite artificial Sputnik 1, em 4.out.1957; o primeiro ser vivo lançado ao espaço em órbita terrestre: a cadela Laika, 3.nov.1957; o primeiro homem - e ser humano - lançado ao espaço em órbita terrestre: o cosmonauta Yuri Gagarin, 12.abr.1961; e a primeira mulher lançada ao espaço em órbita terrestre: a cosmonauta Valentina Tereshkova, 16.jun.1963- todos pioneirismos que couberam à União Soviética, o grande adversário dos EUA durante a Guerra Fria -, os americanos ultrapassaram os soviético na corrida à Lua, o próximo objetivo natural da chamada Corrida Espacial. No total 12 seres humanos, todos homens e todos americanos, pisaram na Lua - todos pelas missões Apollo, sendo a última visita a 11.dez.1972 com a Apollo 17. Caras demais, as missões tripuladas foram deixadas de lado - inclusive para o objetivo seguinte, Marte - por décadas. Vezes sem conta, desde então sempre ressurge a conversa de retomada das missões com pessoas a bordo para além da órbita da Terra. Atualmente, a China se mostra interessada em enviar seu primeiro taikonauta para o nosso satélite. E, claro, também a Nasa realiza planos para voltar à Lua, desta vez, incluindo mulheres: o programa se chama Artemis, deusa da Lua e gêmea de Apolo.

Desta vez, o interesse é menos político-militar e esportivo, e mais científico e econômico. A longo prazo, a ideia é estabelecer uma base lunar com presença permanente de humanos; permitiria o lançamento de sondas e talvez missões tripuladas a Marte com mais facilidade; e a mineração lunar permitiria a obtenção de recursos valiosos: água (há água na forma de gelo no fundo de crateras nos polos - além de abastecer as bases permanentes, poderiam fornecer hidrogênio para propulsão de foguetes lançados do satélite), hélio-3 (que permitiria a exploração da fusão nuclear - assim que a tecnologia se tornar viável) e terras raras (elementos metálicos importantes para a indústria eletrônica).

O feito de Michael Collins (que permaneceu no módulo de comando em órbita, sem pisar na Lua), "Buzz" Aldrin e Neil Armstrong - e centenas de técnicos, engenheiros e outros funcionários da agência espacial americana - há meio século legou não apenas muito da miniaturização eletrônica e outras tecnologias de amplo uso e frases de efeito inesquecíveis ("A Águia pousou", "Um passo pequeno para o Homem, um salto gigantesco para a Humanidade", "Eu levantei meu dedão e fechei um olho, e meu dedão cobriu totalmente a Terra. Eu não me senti um gigante. Me senti muito, muito pequeno.", entre outras.). Inserido em um contexto político complexo (como sempre estamos, afinal) e dentro de toda uma série de realizações (às vezes interrompidas tragicamente, com desastres, explosões e mortes, sempre nos lembrando quão perigosa é a viagem espacial em todas as suas etapas) anteriores e posteriores, a conquista da Lua ainda inspira o avanço do conhecimento e do que, com trabalho dedicado e coordenado, a Humanidade é capaz de alcançar.

Localmente é de fazer notar o contraste com o cenário atual de desinvestimento em ciência e educação no país, globalmente é de fazer refletir se seria possível congregar tais esforços em escala planetária para deter o pior cenário da crise climática global.

Abaixo, uma seleção de peças produzidas pela DCsfera lusófona sobre a efeméride:
*SciCast. 12.jul.2019: A Conquista da Lua - Parte I; Parte II e Parte III. (áudios)
*Ponto em Comum. 15.jul.2019: Por que PARAMOS de ir à LUA? (vídeo)
*Canal Metrologia. 16.jul.2019: Infográfico: 50 anos da Apollo 11: primeiro pouso na Lua.
*Herton Escobar/Ciência USP. 19.jul.2019: O legado da lua: 50 anos depois.
*E-farsas. 20.jul.2019. Descubra a verdade sobre várias teorias conspiratórias envolvendo a Lua!
*Papo de Primata. 20.jul.2019. Há 50 anos, alienígenas invadiram a Lua!
*SpaceToday. 12.jul.2019. 50 anos do homem na Lua - Parte I, Parte II, Parte III, Parte IV (vídeos)
*Fake em Nóis. 24.jul.2019. 50 anos do homem na lua: o que é fato e o que é fake news (vídeo)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails