Lives de Ciência

Veja calendário das lives de ciência.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Ruth de Aquino responde 4

Outra:
ruth de aquino | RJ / Rio de Janeiro | 25/03/2009 19:11
BOA contribuição, Cristóvão
Mais uma pesquisa extremamente útil, dessa vez enviada como colaboração por Cristóvão Lopes, de Salvador da Bahia. Uma extensa investigação envolvendo carros de luxo, homens, mulheres, e a conclusão, então, super original. Não deixem de ler. Obrigada, Cristóvão! Você entendeu que estamos falando de um tipo de pesquisa que assola os sites de notícia e a mídia de maneira geral...Nós, jornalistas, somos parcialmente culpados.
O estudo comentado - que ela nem leu, apenas o trecho que o leitor postou (que foi tirado do noticiário) - é este: Dunn, MJ & Searle, R (2009) Effect of manipulated prestige-car ownership on both sex attractiveness ratings. British Journal of Psychology (no prelo). A conclusão pode não ser original, mas embasa com dados a hipótese da psicologia evolutiva de que as mulheres se guiam mais pelo status e riqueza do companheiro. O que faz muito sentido em termos de biologia do sexo, já que significa que será um bom provedor de recursos para a criação da prole. E mostra que o peso relativo da beleza masculina é secundário - embora possa ser um valor a ser agregado.

Usando um pouco de argumento de autoridade - e aqui um argumento de autoridade defensável, já que se trata de opinião de especialistas dentro de seu ramo de especialidade - é mais confiável que o sistema de avaliação de uma revista (mesmo que 892a de psicologia geral) tenha mais entendimento de causa sobre a qualidade de um trabalho do que uma jornalista sem especialização na área. Mas podemos abrir mão desse argumento.

Aqui, finalmente um pouco de luz, ainda que tíbia: "
Nós, jornalistas, somos parcialmente culpados." Pena que ela não tenha feito essa autocrítica no texto. Aliás, Renan Picoreti, do n-Dimensional antecipou essa saída.

2 comentários:

Osame Kinouchi disse...

Boa serie de posts, continue! Farei um link amanha sobre sua serie (hoje ja fiquei saturado da blogwar que ajudei a criar... risos). Incrivel, ela ainda fica defendendo o texto dela em vez de reconhecer que foi um verdadeiro besteirol, cheio de retorica, falacias e ignorancia em estatistica...

none disse...

Valeu, Kinouchi.

Vai entender a Sra. Aquino... Posso estar enganado, mas a última resposta dela dá uma indicação de que ela está procurando uma saída honrosa para a mancada.

[]s,

Roberto Takata

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails