Agora faço anotações de outros estudos comparativos dos poderes persuasivos de argumentos numéricos e narrativos.
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Allen & Preiss 1997. Comparing the persuasiveness of narrative and statistical evidence using meta‐analysis. Communication Research Reports 14(2): doi: 10.1080/08824099709388654.
Uma meta-análise de 15 estudos sobre o poder persuasivo de mensagens com provas numéricas em comparação de mensagens com exemplos ou estórias. Em 10, o efeito maior era de mensagens com números; em 4, o efeito era maior em mensagens com narrativas; em 1, não havia diferença. No total, 1.740 indivíduos foram envolvidos nesses estudos.
Considerados em conjunto, há um efeito maior (mas não muito: r = 0,101) de persuasão no uso de indícios estatísticos em relação a narrativa ou relatos anedóticos. As amostras são heterogêneas entre si, o que pede uma certa cautela para a generalização, já que indica a ação de outros fatores.*
Tabela 1. Efeito de convencimento de argumentos estatísticos x. narrativo.
Fonte: Allen & Preiss 1997
tipo de indício | não convencido (%) | convencido (%) |
estatístico | 45 | 55 |
narrativo | 55 | 45 |
**Zebregs et a. 2014. The differential impact of statistical and narrative evidence on beliefs, attitude, and intention: A meta-analysis. Health Communication, doi: 10.1080/10410236.2013.842528.
Os autores contestam a seleção dos trabalhos incluídos em Allen & Preiss 1997 (dissertação e artigo baseado no trabalho da dissertação; estudos que não isolam adequadamente os indícios narrativos dos indícios estatísticos...). Dos 15 estudos incluídos nesta meta-análise, apenas 2 estavam incluídos em Allen & Preiss 1997. Porém a conclusão é basicamente a mesma.
Indícios estatísticos levam a um maior convencimento - modificação da crença - do que indícios narrativos (com efeito da ordem de 16%).
número de estudos | n total | tamanho do efeito | IC | p | |
Crença | 9 | 1.546 | -0,16±0,07 | -0,29;-0,03 | 0,014 |
Atitude | 5 | 1.850 | -0,11±0,06 | -0,23;0,00 | 0,058 |
Intenção | 7 | 1.338 | 0,10±0,05 | 0,00;0,20 | 0,061 |
As amostras não se mostraram heterogêneas, indicando que não há participação significativa de outros fatores na variância dos efeitos na crença, atitude e intenção.
(Aparentemente os autores consideram um alfa maior do que 0,05, já que consideram como significativo o efeito sobre a atitude e a intenção - no caso da intenção, os indícios narrativos teriam um efeito maior.)
Allen et al. 2000. Testing the persuasiveness of evidence: combining narrative and statistical forms. Comunication Research Reports 17(4). doi: 10.1080/08824090009388781.
Sujeitos experimentais: 1.270 estudantes universitários da região do Meio-Oeste americano.
Tratamentos: 15 mensagens de tópicos variados (e.g. uso de cosméticos por mulheres) em 4 versões: a) mensagem sem indícios narrativos nem estatísticos; b) mensagem com indícios narrativos, mas não estatísticos; c) mensagem sem indícios narrativos, mas com estatísticos; d) mensagem com indícios narrativos e com indícios estatísticos.
Medidas:
Os fatores de medida de credibilidade do autor foram:
- o autor conhece o tópico;
- o autor é sincero;
- pode-se acreditar no autor;
- o autor é desonesto;
- o autor é digno de confiança;
- o estilo da escrita é dinâmico.
Os fatores de medida de persuasão foram:
- aceito a conclusão da mensagem;
- concordo com a conclusão do autor;
- acho que o autor está errado;
- minha opinião é consistente com a mensagem do autor;
- acredito na conclusão da mensagem.
Resultados: mensagens com indícios narrativos *e* estatísticos tiveram melhores notas de persuasão: 17,91±5,16; seguidas de mensagem com indícios estatísticos apenas: 17,58±5,21; mensagem somente com indícios narrativos: 17,32±4,99; e, por último, mensagens sem indícios narrativos nem estatísticos: 17,22±5,11.
Não houve diferenças entre os tratamentos na avaliação da credibilidade do autor.
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Bom notar que, aparentemente, de acordo com outros estudos (que não foram contemplados nesta postagem) há variação do efeito do uso de dados estatísticos no convencimento em função do público-alvo das mensagens, da localização no discurso dos indícios numéricos e narrativos, do tópico das mensagens...
*Upideite(28/set/2015): adido a esta data.
**Upideite(28/set/2015): adido a esta data.
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