Lives de Ciência

Veja calendário das lives de ciência.

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Quiz de Natal: Quem disse a frase?

Quem é o autor do trecho abaixo reproduzido? E quando foi enunciado?

"Compreende-se aliás perfeitamente o grande interesse dos cientistas e das instituições de pesquisa pelo trabalho de divulgação. É que a ciência, seja amparada diretamente pelos governos, seja patrocinada por entidades particulares, depende em última instância do apoio do público para sua manutenção, e tanto mais quanto mais dependente se torna ela de apurados meios de trabalho e caras instalações. Ora, aquele apoio só pode ser sinceramente dado quando haja, da parte do doador, profunda compreensão do valor da pesquisa científica; de outro modo seria ele precário, sujeito mais ao capricho ou à vaidade dos doadores do que à sua determinação de efetivamente servir à comunidade. E então os cientistas não passariam de casta apenas tolerada, sempre incerta quanto ao apoio dos eventuais mecenas e, pior ainda, insegura quanto ao verdadeiro conceito que de seu trabalho fizessem."

a) José Reis, 1954;

b) Carl Sagan, 1980;

c) Walter Bodmer, 1985;

d) Maria da Graça Mascarenhas, 1999;

e) Ennio Candotti, 2009.

-----------

A resposta será colocada na atualização desta postagem.

==========

Upideite(31/dez/2023): O trecho é de autoria de José Reis, em contribuição para a revista Ciência e Cultura, da SBPC, em 1954. O discurso poderia ter sido feito hoje de manhã em praticamente qualquer país e, possivelmente, será atual ainda por um certo tempo - ao menos na parte sobre para que a DC seria importante; a parte do interesse e valorização da atividade pela academia tem sido um tanto variável.

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

A DC à luz das conferências estaduais preparatórias para a 4a Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia

Destaco aqui as citações relativas à divulgação científica nas memórias das conferências estaduais de ciência e tecnologia preparatórias para a 4a Conferência Nacional de Ciência Tecnologia em 2010. (A 5a Conferência será realizada ano que vem.)

AC:
Eixo IV – Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social
Difusão e popularização da Ciência em todo o Estado do Acre.

AP:
sem menção explícita

AM:
sem menção explícita

BA:
"Popularizar a ciência, a tecnologia e a inovação, a melhoria do ensino básico, fundamental e, mais notadamente, do ensino das matérias diretamente relacionadas com a Ciência, juntamente com a criação e o aperfeiçoamento de tecnologias para o desenvolvimento social."

CE:
sem menção explícita

DF:
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social
Difusão do conhecimento científico e tecnológico e de inovações

ES:
sem menção explícita

GO:
sem menção explícita

MA:
Eixo IV - C,T&I para o Desenvolvimento Social
Construção de uma cultura científica

MT:
sem menção explícita

MS:
Eixo 1: Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
Ausência de políticas eficientes locais e regionais de estímulo, discussão* e divulgação de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e cultura científica.
Eixo 4: Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social
Ineficiência dos meios de comunicação da CT&I, de espaços científico-culturais e de eventos públicos de divulgação científica.
Reduzida integração entre instituições que fomentam e promovem a cultura científica (agências, institutos, universidades, escolas etc.).

MG:
Cuidando da Terceira Missão das Universidades

PA:
Eixo 4
Construção e Manutenção da Cultura Científica: linguagens indígenas do estado

PB:
P,D&I EM ÁREAS ESTRATÉGICAS
Estimular a formação e capacitação de profissionais, técnicos, pesquisadores, professores e gestores nas várias áreas associadas a Mudanças Climáticas e Desertificação, bem como o fomento à pesquisa e à difusão de conhecimentos nessa área, em uma visão contextual, transdisciplinar, interinstitucional e regional/nacional. Complementarmente, institucionalizar e garantir a implementação dos PAES enquanto integrantes do conjunto das políticas de governo;

PR:
sem menção explícita

PE:
Ciência e Educação Superior
Construção da Cultura Científica

RJ:
sem menção explícita

RS:
Eixo IV) Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social (Produção de Conhecimento, Educação e CT&I, Democratização e Cidadania)
Construção da Cultura Científica;
popularização, difusão e apropriação da C&T;
patrimônio Histórico: dinâmicas, memória, preservação e difusão;
conhecimento científico e diversidade de saberes

RR:
sem menção explícita

SC:
Eixo A: Sistema Catarinense de CT&I - consolidação e expansão Diretrizes básicas:
Consolidação da infraestrutura de pesquisa em centros de pesquisa e institutos tecnológicos; disseminação do conhecimento científico e tecnológico.

ht: Luiz Bento

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails