Lives de Ciência

Veja calendário das lives de ciência.

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Camp do Serrapilheira e o Jamboree (Jam Session) do DoSSHel*

Saiu o resultado da seleção da primeira chamada do Camp da Serrapilheira para divulgação científica.

Foram 871 projetos para as 50 vagas da primeira fase. Fico com um orgulho alheio besta por muitos amigos meus terem sido contemplados - nem dá pra ficar triste de não eu mesmo não ter sido aprovado: pelo menos a metade dos listados eu conheço ou o proponente ou o projeto a que se vincula ou os dois. (E ainda tem o extra de a outra metade serem projetos em que a gente pode passar a prestar atenção também.)

Pela qualidade dos trabalhos de uma parte dos 50 dá pra antecipar que o Camp será fantástico e sairão projetos espetaculares.

O lado ruim é que com a limitação de vagas, muitos projetos igualmente excelentes acabaram de fora (não, não é o meu caso - eu sou um tipo de pato: ando, nado e voo, mas nada particularmente bem; pro Camp chamaram avestruzes, pinguins, águias, mergulhões... e algumas aves que fazem tudo isso impecavelmente: gente com alto impacto acadêmico, com alto impacto de público...).

Bem, o adágio diz "sapo de fora não chia", mas Calíquio sabe que a validade dos ditos populares não reside nos próprios ditados, mas na adequação à situação. De todo modo não se trata de chiar, já que não tem como chiar diante da qualidade dos vencedores, e, sim, de propor um jeito de não desperdiçar a qualidade dos que acabaram não entrando.

Proponho, então, a realização de um camp informal, um jamboree (plus jam session), de adesão livre entre aqueles que não tiveram a proposta selecionada. Mas aberto para o público em geral e para os que foram aprovados. Com entrada online para a participação dos que estiverem longe das sedes.

O Jamboree do DoSSHel* (um complemento informal, sem vínculo com o Serrapilheira, ao camp do instituto) já tem pelo menos três sedes: Aracaju-SE; Boston-MA, EUA; e São Paulo, SP - e está aberto pra mais.

A ideia é que os participantes possam falar de suas propostas (ou outros projetos) de DC, trocar ideias e, quem sabe, induzir colaborações para que possamos viabilizar pelo menos um desses projetos (ou mesmo juntar vários projetos).

Se esta sugestão de jamboree vingar, o formato, a(s) data(s), etc. estão também bem abertos para que os interessados possamos definir em conjunto. Uma proposta inicial é para novembro.

*O nome DoSSHel é uma brincadeira homenagem ao Serrapilheira. A serapilheira é uma camada de folhas, galhos e restos orgânicos caídos sobre o solo, que contribui com a proteção e o enriquecimento dele. O dossel é a cobertura das matas formada pelo conjunto das copas das árvores (de onde caem as folhas e galhos para a serapilheira). SSH é a sigla em inglês para Ciências Sociais e Humanidades - o jamboree não irá se restringir a essas áreas, claro, mas é, de novo, a complementaridade com as ações do Serrapilheira (que, legitimamente, afinal, não dá pra abacar o Universo, concentra em estimular as STEM, sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática).

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails