Obviamente não pretende ser um levantamento da opinião da população como um todo por causa da limitação metodológica - seria preciso fazer uma amostragem aleatória de certo tamanho (pelo menos umas mil pessoas para um nível de erro de aproximadamente 2% para frações de cerca de 50%) em nível nacional. Ou seja, eu teria que contratar um instituto de pesquisa de opinião pública, como o próprio Datafolha ou o Ibope ou o Gallup ou Sensus ou Datapopular ou outro. O preço - de várias dezenas de milhares de reais - está muito além do que poderia bancar (embora houvesse a opção de tentar levantar a grana via crowdfunding).
Mas creio que alguma informação possa ser cruzada - por exemplo, se há alguma correlação entre alguma característica dos respondentes e o tipo de resposta.
Bem, se quiser colaborar, solitário leitor ou solitária leitora deste GR, agradeceria imensamente. Sortearei entre os respondentes que usarem o código "genereporter" no campo indicado no formulário abaixo um brinde surpresa. O sorteio será no dia 27 de novembro, no quinto aniversário do blogue - então valerão as respostas (não se esqueça do código!) enviadas até às 23h59, hora de Brasília, do dia 26 (vale o timestamp do sistema referente ao último acesso). Tem bastante tempo, mas o formulário é relativamente longo (tem 10 páginas) - o Google agora oferece a opção de acessar várias vezes para completar o preenchimento e alterar as respostas. Se estiver ruim de preencher o formulário incorporado abaixo, pode acessá-lo a partir daqui.
ATENÇÃO: diferentemente da maioria dos concursos culturais do Gene Repórter, este formulário *não* tem respostas propriamente certas (algumas até têm, mas não é esse o objetivo). Então não pesquise as respostas, responda de acordo com o que acha. Ninguém será julgado. E, está no formulário, mas reforço, nenhum dado pessoal será divulgado a terceiros (naturalmente, apenas o endereço de envio do prêmio será fornecido aos Correios; bem como será divulgado aqui no GR o nome do ganhador ou da ganhadora do prêmio). Veja o regulamento mais abaixo ao fim desta postagem.
Regulamento:
0. Somente concorrerão os que enviarem formulários corretamente preenchidos. (Atenção para o código "genereporter" no campo correspondente.)
1. Parentes meus até segundo grau não valem.
2. A resposta deve ser enviada até às 23h59 (hora de Brasília) do dia 26/11/2013. (Vale o "timestamp" do sistema.)
3. O prêmio será enviado gratuitamente, mas somente para um endereço coberto pelos Correios brasileiros em porte nacional.
4. O vencedor ou a vencedora será contatado/a por email e terá uma semana para responder. Findo o prazo, o prêmio estará prescrito e o segundo colocado será contatado. (E assim por diante.)
5. Este concurso segue a lei federal 5.768/1971 e legislação correlata.
6. Ocasionalmente o prêmio poderá ser alterado (em comum acordo com o/a ganhador/a) e trocado por um de valor equivalente em casos de indisponibilidade no fornecedor ou por desejo do/a ganhador/a.
--------------
Inspirado em postagem de Rafael Soares no Facebook. (Mas só acesse o link depois de responder ao formulário acima, por favor.)
Upideite(02/jun/2013): Se um professor quiser aproveitar o formulário para levantar a visão de seus alunos, pode combinar um ou mais códigos e eu posso fornecer os dados compilados (não respostas individuais). O mesmo poderá ser feito para outros grupos.
3 comentários:
Salve, Luiz,
Não conhecia o ROSE, não. Darei uma olhada.
Vocês estão dando continuidade na pesquisa de percepção e interesse dos alunos sobre C&T? Esse questionário que você desenvolveu continua sendo aplicado periodicamente para novas turmas e de outras regiões? Seria um banco de dados muito rico mapeando a situação em todo o país.
Os resultados da Graciela Oliveira chegaram a ser noticiados - lembro de ter lido reportagens no Estadão.
O estudo da Santos-Guow é sobre evolução especificamente ou ciências em geral?
E com certeza eu aceito sugestões e ajuda!
Valeu pelos comentários e pela visita.
[]s,
Roberto Takata
Roberto Takada,
Bom dia1
Tudo bem?
Aproveitando a deixa do Sr. Luiz Caldeira, gostaria de indicar também dois questionários que visaram pesquisar as percepções e interesse de alunos e professores sobre CTS!
Sendo o VOSTS (Views on Science, Techology and Society) proposto por Aikenhead e Ryan (1989) e Aikenhead, Ryan e Fleming (1989).
Tendo também o Teacher's Belief about Science-Technology-Society (TBA-STS) proposto por Rubba e Harness (1993). Ambos são uma reposta muito depurada dos problemas metodológicos de valides e de confiabilidade referente a temática.
Outro questionário que trata da temática é o COCTS (Cuestionário de Opiniones sobre Ciencia, tecnología y Sociedad), este questionário está embasado nos outros dois citado anteriormente e foi fundamentado por Ángel Vázquez Alonso e Maria Antonia Manassero-Mas (1995-Espanha.
Na atualidade nosso grupo de Pesquisa o NIEPCTS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade, vinculado a Universidade Cruzeiro do Sul em São Paulo, trabalhamos com o COCTS, pois temos um projeto internacional em parceria com Ángel e Maria Antonia.
Estamos em um período de finalizar nosso site, onde apresentaremos todos os nossos trabalhos até agora finalizado sobre a temática, sendo www.niepcts.com.br.
Outro site que poderia, creio, ajudar nessa sua pesquisa é o wwww.eancyt.mawida.bp.com.
Espero ter contribuído um pouco.
Abraço
Ricardo P. Sepini
ricardopsepini@gmail.com
Salve, Sepini,
Obrigado pela visita e comentários.
O Vost eu conheço (e também o Vnos). Os demais não cheguei a ver. Embora saiba que há uma boa variedade de instrumentos de aferição de atitudes, percepções e conhecimento sobre ciência.
Peguei as questões do Eurobarômetro porque algumas foram usadas na pesquisa do MCTI - a única em escala nacional de que tenho conhecimento.
Por razões similares escolhi compor também com pesquisas do Datafolha. Gallup e PewResearch oferecem possibilidade de comparação com os EUA.
O comitê de pesquisa do MCTI decidiu não incluir questões referentes ao conhecimento científico. É uma decisão compreensível, mas acho uma pena. Forneceria informações importantes para se cruzar com dados sobre atitudes - e comparar com alguns padrões encontrados em pesquisas de menor escala.
De todo modo, é muito bom saber de iniciativas como a de seu grupo e do Dr. Caldeira. Até o momento há pouca exploração do tema no contexto nacional.
Agradeço também as indicações de sítios web. Irei conferi-los, sim.
[]s,
Roberto Takata
Postar um comentário