Lives de Ciência

Veja calendário das lives de ciência.

domingo, 8 de janeiro de 2017

Pequeno diretório de cafés científicos

Podemos definir cafés (ou sarus) científicos de modo bem abrangente como todas as atividades de divulgação científica presencial em que o cientista é colocado em um ambiente informal - fora da academia - em contato direto com o público não especializado. Pode ou não ser em um café (pode ser em um bar, em um teatro, na rua...), pode ou não haver mediadores, pode ou não haver uso de equipamentos audiovisuais. (Excluo formatos mais específicos de comunicação como "Dance sua Tese" - também por ser um tipo de concurso.)

Aparentemente esse tipo de comunicação tem ampliado no Brasil. Abaixo faço uma lista (nem de longe exaustiva) de iniciativas mais ou menos periódicas do tipo no país.

.Pint of Science Brasil. A primeira edição no Brasil foi realizada em 2016 em 7 cidades, em 2017 já são mais de 20 municípios. Segue o modelo britânico, com cientistas fazendo apresentações orais de 15 minutos em bares. Frequência anual.
.Chopp comCiência. Realizado desde 2016 em Campinas, SP. Organizado pelo pessoal da NuminaLabs e vários parceiros. Frequência quinzenal. (20/jun/2018: Edições também no Rio de Janeiro,RJ e Belo Horizonte, MG.)
.Dose de Ciência. Realizado desde 2016 no Rio de Janeiro, RJ.
.Dose de Ciência. Realizado desde 2017, no Rio de Janeiro, RJ, pela PROPPi, UFF. Homônimo, mas independente ao evento acima. Baseado no Pint of Science. (12/out/2017)
.The Bar - Science on Tap. Realizado desde 2016 em São Paulo, SP. Organizado pelo Instituto Weizmann de Ciência. Segue o modelo israelense do evento.
.Ciência em Dose. Festival Santista de Divulgação Científica. A primeira edição foi em 2016. Como o nome indica, é realizado em Santos, SP. Iniciativa da Unifesp.
.USP Talks. Palestras realizadas desde 2016 em São Paulo, SP. Realização da USP em parceria com a Livraria Cultura (atualmente no Teatro da Gazeta)*. Difere da maioria dos demais cafés por ser em um teatro/auditório e na hora do almoço. Mensal. *(12/out/2017)
.Ciclo de Palestras do Instituto de Física na Livraria Cultura. Realizado desde 2009 em Porto Alegre, RS. Mensal. Ingresso: 1kg de alimento não perecível. (Dica de cicero nos comentários. 16/jan/2017.)
.Papos de Física. Realizado desde 2016 em São Paulo, SP. Organizado pelo ICPT-SAIFR/Unesp. Frequência mensal. (Dica de Luiz Almeida nos comentários. 25/jan/2017.)
.Ciência ao Bar. Realizado desde 2017 em Juiz de Fora, MG. (20/jun/2018.)
.Ciência com Pipoca. Realizado desde 2016 em Ribeirão Preto, SP. Frequência anual. (20/jun/2018.)
.UFMG Talks. Realizado desde 2019 em Belo Horizonte, MG. Mensal. (10/jun/2019.)
.SciencePub. Realizado desde 2016 em São Luís, MA e Florianópolis, SC. Mensal. (14/ago/2019.)
.Happy Science Hour.  Realizado em 2017 em Porto Alegre, RS. Não parece ter tido continuidade. (16/out/2019.)
.Litrão com Ciência. Realizado desde 2020 em Belém, PA. (24/set/2020.)
.UFPel Talks. Realizado desde maio de 2020 (em modo online durante a pandemia). (12/out/2020.)
.Caçhaça Científica. Realizado desde 2019 em Jandaia do Sul, PR. (16/mai/2022.)


Se souberem de outros, indique nos comentários.

Se beber, não dirija.

6 comentários:

cicero disse...

Não sei se estaria dentro do seu critério, mas em Porto Alegre tem um ciclo anual de palestras na livraria cultura em parceria com o instituto de física da UFRGS. Segue o link das palestras em 2016:

http://www.if.ufrgs.br/extensao/palestras-livraria-cultura.html

none disse...

Salve, Cicero,

Atualizei com sua contribuição.

Obrigado pela visita e comentário.

[]s,

Roberto Takata

Unknown disse...

Papos de Física

Organizado pelo ICPT-SAIFR

http://www.ictp-saifr.org/

Em 2016 o encontro aconteceu todas as primeiras quintas-feira de cada mês (a partir de junho) no Laundry Deluxe, em SP.

Esse ano ainda não tem programação.

Abraço

none disse...

Valeu, Luiz Almeida.

Sabe se está confirmada a realização dos Papos este ano?

Obrigado pela visita e comentário.

[]s,

Roberto Takata

Jandi disse...

Oi Roberto, sim, fecharemos a programação do primeiro semestre com João Penedones (EPFL, Lausanne - Suiça) sobre mecânica quântica no dia 8 de junho (veja http://www.ictp-saifr.org/papos). Logo fecharemos a programação do segundo semestre e também está prevista uma conferência pública com Mathias Zaldarriaga no auditório do IFT na Barra Funda em julho.

none disse...

Salve, Jandi,

Valeu.

Sucesso no Papos.

[]s,

Roberto Takata

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails