PESQUISA

Participe da votação sobre os melhores canais de divulgação científica em português na internet.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Entrevista com uma integrante da Comissão do Futuro - Débora Calheiros

Em 2011, o MCTI anunciou o estabelecimento da Comissão do Futuro, órgão consultivo formado por cientistas e personalidades brasileiros e estrangeiros voluntários com a missão de sugerir melhorias para a Ciência brasileira.

Presidida pelo Prof. Dr. Miguel Nicolelis, uma das primeiras ações da comissão foi a criação de uma rede social. Há também um processo de diagnóstico dos gargalos à prática científica em fase de finalização.

Abaixo, segue uma breve entrevista via email gentilmente concedida por uma das integrantes, a Profa. Dra. Débora Fernandes Calheiros, da Embrapa Pantanal e da UFMT (uma das vozes ativas a questionar as alterações do Código Florestal que fragilizam a proteção à cobertura vegetal nativa).

----------------
GR.  Como foi o convite para participar da Comissão do Futuro?

DC. Foi através do MCTI, por indicação do Dr. Miguel Nicolelis.

GR. Quantas reuniões (presenciais ou por videoconferência) foram realizadas desde a instalação da comissão? Quais foram as pautas?

DC. Foram várias reuniões, abordando sobre questões envolvendo a otimização da prática científica no país, valorização do pesquisador e do professor universitário, como, por exemplo, tirar o ônus de toda a administração e contabilidade dos projetos científicos ficarem a cargo unicamente do professor, como ocorre na maioria das instituições de pesquisa, entre outros aspectos.

GR. Existe alguma metodologia dos trabalhos da comissão: Reuniões ou contatos regulares entre os membros ou com representantes do MCTI; acolhimento de sugestões da comunidade científica e acadêmica; levantamento de problemas na pesquisa nacional, etc.?

DC. Cada membro ficou responsável por fazer uma amostragem em sua área de atuação específica. Eu, por exemplo, solicitei informações aos pesquisadores da Embrapa, tendo repassado os resultados à coordenação.

GR. Foi produzido algum documento ou trabalho de aconselhamento para o MCTI? Em caso positivo, qual foi a recepção? Sugestões foram implantadas? Neste momento a comissão está engajada na discussão de algum tema?

DC. Um relatório está sendo finalizado pelo coordenador e em breve será entregue ao governo, sendo informado à sociedade por meio de anúncio público.

GR. Gostaria de acrescentar alguma observação de uma questão que não foi abordada acima?

DC. Obrigada pelo interesse! Maiores detalhes o senhor conseguirá quando o relatório em questão for disponibilizado.

----------------

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails