Lives de Ciência

Veja calendário das lives de ciência.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Uma breve (subjetiva e altamente incompleta) história dos blogues brazucas de ciências

*Uma* história. Não *a* história. Há várias que podem ser contadas. Todas certamente parciais. Uma pretensão é que esta postagem motive que elas sejam contadas.

A motivação *desta* postagem é uma notícia que eu considero boa, o Dr. Nicolelis anunciou que criará um blogue de divulgação científica.




Louvável iniciativa de um cientista do porte de Nicolelis, aguardo com ansiedade o início do blogue. Mas, terá notado o leitor atento (como são todos os leitores do GR), o lapso ali do "primeiro Blog de Ciência a mostrar os bastidores da vida científica e o potencial impacto social da ciência no mundo".

Que me desculpe o bom doutor, mas, o GR faz isso e, nem de longe, é o primeiro blogue. Grande parte dos blogues de ciências faz isso. Mesmo que de modo involuntário, deixar isso passar é contribuir com uma falsificação inaceitável da história dos blogues filomáticos brazucas (e lusofônicos).

Resgato aqui, então, uma parte dessa história.

Há uma disputa a respeito de qual teria sido o primeiro blogue no mundo. Provavelmente surgiu em algum momento entre 1994 e 1995 (ainda que as raízes possam ser traçadas até a década de 1970). Parte do problema é de definição e conceito de blogues, parte é da volatilidade dos registros na internet - sites inteiros somem da noite para o dia com poucos traços ou até nenhum. (O que me remete à necessidade de uma iniciativa de arquivamento de blogues de ciências.)

Bora Zivkovic alerta que "Pin-pointing the exact date when the first science blog started is a fool’s errand". Mas alguns consideram que o "Astronomy Picture of the Day" (APOD para os íntimos) criado em 1995 por Robert Nemiroff e Jerry Bonnell, da Nasa, possa ser considerado o primeiro blog (e fotolog) de ciências. Outros, que foi o "This Week's Finds in Mathematical Physics" do matemático John Baez, mantido de jan/1993 a ago/2010.

Segundo relato da webentidade, Alexandre Inagaki, o primeiro blogue escrito por um brasileiro (em inglês) foi o Delights to Cheer, da gaúcha Viviane Vaz de Menezes, em fev/1998.

Em um levantamento que Sibele Fausto, Osame Kinouchi e eu estamos fazendo, até o momento o blog de ciências (e temas correlatos) brasileiro mais antigo é o Ceticismo Aberto, de Kentaro Mori, com a primeira postagem de jan/2001. Ênfase no, "até o momento".

Em 2006 já havia uma pequena massa crítica de blogues lusófonos de ciências para levar à necessidade de criação de um canal de diálogo entre eles. O Roda de Ciência surgiu para suprir essa demanda.

Em ago/2008 nascia o Lablogatórios - por iniciativa de Carlos Hotta e Átila LIamarino, o primeiro condomínio de blogues científicos em lusofonia (especialmente em pt-br), que logo depois iria se tornar o Scienceblogs Brasil.

Também em 2008, Kinouchi, do Semciência, criou o "Anel de Blogs Científicos" para catalogar os blogues de ciência em língua portuguesa - com o intuito de servir de base para estudos científicos sobre a mídia.

No fim de 2008, entre os dias 11 e 12 de dezembro, era realizado o 1° Euclipo (EWCLiPo - Encontro de Weblogs Científicos em Língua Portuguesa), em Ribeirão Preto-SP. A 2a edição (e até o momento a última) ocorreria ente 25 e 27 de setembro de 2009, no Arraial do Cabo-RJ.

Em algum momento entre 2008 e 2010 parece ter ocorrido uma inflexão no ritmo de crescimento da blogocúndia cientófila brasileira. O que tentativamente chamei de crise, mas pode ser um artefato ou um processo de amadurecimento.

*Em 2014, são criados dois agregadores/planets de blogs: o Bolsão de Blogs, de Rubens Pazza, e o Periódico, de Filipe Saraiva - seguindo a discussão sobre blogagem (e crise de postagens) iniciada por Mariana Fioravanti, do Polimerase de Mesa (e agora do Dinobótico).

Como eu disse no começo, esta não é *a* história. Há omissões - nem sempre propositais (não sou profundo conhecedor da história dos blogues brasileiros e lusófonos de ciências). Fiquem à vontade para acrescentar seus capítulos. (Quem resolver escrever sobre ela, passe o link nos comentários que listarei abaixo. Fiquem também à vontade para fazer suas observações nos comentários.)

Que a entrada de um player de peso sirva para dar um boost na comunidade, que atraia novos interessados, que reanime os velhos guerreiros das primeiras gerações. Que sirva de marco para uma nova etapa. Mas não é mesmo o início desta história já mais do que decenária e extremamente rica.

*Upideite(27/jan/2015): adido a esta data.

Upideite(29/jan/2015):

4 comentários:

Sibele disse...

Boa, Roberto!

Só faltaram os capítulos:

- Research Blogging PT
- Prêmio Bê Neviani - que teve 3 edições. ;)

none disse...

Valeu, Sibele.

(Na verdade, certamente faltaram vááááááários capítulos. Será que o pessoal se anima a contarem a/s história/s dos blogues brasileiros de ciências em seus pontos de vista?)

[]s,

Roberto Takata

carlos orsi disse...

Oi, Takata! Puxando a brasa para a minha sardinha pré-histórica, entre 1997 e 2000 fiz para o site da agência estado uma seção chamada "Ano 2000" que era um prtoto-blog de ciência (http://web.archive.org/web/19980213004233/http://www1.agestado.com.br/)

none disse...

Opa. Bem, então, você fica com o título provisório - e bastante honroso - do mais antigo blog de ciências.

Valeu pela visita e contribuição, Orsi.

(Você poderia contar essa história aí e sua perspectiva sobre os blogues de ciências, hein?)

[]s,

Roberto Takata

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails