Lives de Ciência

Veja calendário das lives de ciência.

domingo, 17 de abril de 2016

Pesquisa GR: Melhores canais de DC na internet

Pelo rápido levantamento que fiz, encontrei apenas uma única votação dos melhores canais lusofônicos de divulgação científica baseada na internet. Realizada em 2009 - incluindo apenas blogues -, o Prêmio ABC, organizado pelo Laboratório de Divulgação Científica e Cientometria do Osame Kinouchi, da USP-RP (encontrei os resultados completos apenas em uma postagem do Rastro de Carbono).

Dos 23 blogues listados, apenas 6 fizeram alguma postagem em 2016.

Creio, então, que esteja na hora de uma atualização, incluindo novas (e nem tão novas) mídias que surgiram desde lá. (Caso a visualização nesta postagem não esteja muito boa, pode acessar o formulário diretamente no Google.)

Conto com a colaboração dos leitores do GR tanto na resposta como na divulgação da pesquisa.

(Não é preciso preencher todo o formulário. Caso não saiba indicar algum canal para um dos itens, pode deixá-lo em branco. [Naturalmente, dados pessoais também são de resposta facultativa.**] A única questão obrigatória é a de concordância com a pesquisa.)*

*Upideite(23/abr/2016): adido a esta data.
**Upideite(08/mai/2016): adido a esta data.

2 comentários:

Prof. José Antonio Dias disse...

Tenho reparado que o Biorritmo não tem entrado nessas listas.Um blog que está ativo desde 2009, divulgando sempre informações de relevância, ás vezes até antes de outras mídias, não era para passar assim despercebido. Será que até na DC existe um corporativismo? É algo que me causa estranheza...

none disse...

Salve, Dias,

Obrigado pela visita e comentário.

Bem, como qualquer atividade humana, a divulgação científica não estará livre das falhas que caracterizam nossa espécie, incluindo eventuais corporativismos (ainda que de modo involuntário).

Um dos modos, no entanto, de tentar superar o isolamento é se engajar nas atividades coletivas - como a participação do Biorritmo na blogagem coletiva da SNCT - e nas de divulgação - comentários dentro do contexto (como aqui) nas seções de comentários dos demais blogues e canais, nos perfis destes em mídias sociais e comunidades nessas mídias. A tag #twitciencia no twitter também serve pra divulgar esses trabalhos de DC.

Não é algo garantido, mas ajuda a dar alguma visibilidade.

[]s,

Roberto Takata

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails