Entre os últimos está o ScienceVlogs Brasil. Iniciativa lançada há 3 anos de um selo de qualidade de canais científicos no YouTube, o SVBR avança para uma nova fase: consolidando os canais já integrantes e os recém-incorporados ao grupo, busca para futuro breve uma nova expansão com novos parceiros.
Embora já contando com uma audiência considerável de 500 milhões de views (somando o histórico das visualizações acumuladas de todos os canais), o objetivo é expandir o alcance. Para tanto conta com os chamados patronos: personalidades e canais (participando ou não diretamente do selo) com um grande número de seguidores e/ou que atingem um público representativo de minorias (visando a aumentar a diversidade do público - furando o clube do bolinha classe média que tende a ser a maioria dos consumidores de informações de divulgação científica no Brasil e no Mundo). Os patronos irão promover os canais do selo entre seus públicos, enfatizando a necessidade de se preocupar com a qualidade da informação consumida na internet.
Um patrono de peso, p.e., é o canal do médico Dr. Drauzio Varella, que anunciou o apoio à iniciativa.
E, como uma etapa para uma possível incorporação futura, os canais participantes passarão a adotar canais amigos: canais não associados ao SVBR que contarão com a tutoria ou mentoria dos responsáveis pelo canal membro. Dicas sobre como produzir conteúdo de qualidade e embasado serão compartilhadas, aproximando-se de um padrão mínimo exigido para os parceiros da iniciativa.
Live do lançamento:
Vídeo do relançamento:
Vídeo do Dr. Drauzio Varella:
Veja também:
Reinaldo José Lopes. Darwin e Deus. 15.mai.2019. SVBR (Science Vlogs Brasil) entra em nova fase e quer a sua ajuda!
Juliana Sayuri. Nexo Jornal. 18.mai.2019. Esta é a maior rede de divulgação científica no país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário