Questão de múltipla escolha.
Leia atentamente o excerto abaixo e depois responda:
"Até quando os pobres jovens serão obrigados a ouvir ou a repetir o dia inteiro? Quando lhes será concedido algum tempo para refletir sobre esse acúmulo de conhecimento, para ser capaz de coordenar essa infinidade de proposições, nestes cálculos sem relação?
[...]
Os alunos estão menos interessados em aprender e mais interessados em passar nos exames.
[...]
Por que os examinadores não propõem aos candidatos perguntas formuladas de uma outra maneira que não ludibriosa? Parece que eles temem ser compreendidos por aqueles a quem estão interrogando: qual é a origem desse deplorável hábito de complicar as perguntas com dificuldades artificiais?"
Quem é o autor do texto acima e em que ano ele foi redigido?
a) Aluno de Engenharia Ambiental da UAB-UFSCar. 2007.
b) Aluno de Ciência da Computação do IME-USP. 2009.
c) Aluno de Ciências Biológicas do IB-Unicamp. 2008.
d) Aluno de qualquer curso de qualquer IES. Qualquer ano.
e) Évariste Galois aluno do curso de Ciências da École Normal. 1831.
A 2 de janeiro de 1831, o jornal estudantil Gazzette de Écoles publicou o artigo do gênio matemático francês Évariste Galois (que morreria em decorrência de um duelo no ano seguinte, aos 20 anos), no qual clamava por uma reformulação completa no modo de ensino de ciências. (Livio 2008: p. 152.)
Referência
Livio, M. 2008. A equação que ninguém consegui resolver: como um gênio da matemática descobriu a linguagem da simetria. Ed. Record. 398 pp.
terça-feira, 7 de julho de 2009
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