Lives de Ciência

Veja calendário das lives de ciência.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

#twitciencia: uma proposta modesta (pra usar no twitter)

Vários filomatas estão presentes no twitter como podemos verificar pela listagem elaborada por Átila Iamarino no Rainha Vermelha.

Há intensas trocas de mensagens sobre ciências entre os tuiteiros, mas o mecanismo do twitter agora oculta tuítes endereçados a uma conta (ou grupo de contas) específica - somente quem segue a pessoa que envia o tuíte e a pessoa para quem o tuíte é endereçado pode acompanhar o diálogo em sua própria timeline. Isso torna os debates que ocorrem um tanto ocultos.

Para um debate mais amplo, porém, listar todas as pessoas a quem se pretende dirigir um tuíte torna-se proibitivo pela limitação do número de caracteres.

Uma solução seria o uso de uma hashtag temática. O #botequimtuitajoaquim, por exemplo, é uma tag bastante conhecida no twitter voltadoa para se compartilhar informações musicais.

Aí entra a proposta de se usar a hashtag #twitciencia para o mesmo tipo de compartilhamento via twitter voltado para temática científica. O #twitciencia seria uma tag permanente e genérica; eventualmente para um debate mais específico, poderia se usar variações como #twitciencia2011.

Upideite(23/jan/2010): É uma proposta e está aberta a sugestões de aperfeiçoamentos. Ou mesmo a críticas para que não se a adote. Irei aqui endereçar-me a alguns apontamentos feitos.

@kenmori, nos comentários, observa bem que tags ocupam caracteres e quanto mais curta melhor, @ciensinando, também nos comentários, no entanto, faz uma defesa da hashtag proposta: ela é descritiva e não tão longa. (Se alguém conseguir pensar em uma sugestão melhor, por favor, fique à vontade.)
@ciencianamidia, jocosa mas precisamente, resume o propósito da tag proposta.
@kntz sugere o uso de listas e do sistema de buscas, para o propósito da discussão aberta não me parece que seria o melhor mecanismo. Seria preciso primeiro pré-listar os interessados nos debates. E saber quais palavras usar - não haveria uma palavra-chave única.
@kntz sugere ainda o uso do TweetDeck. Mas isso, creio, seria limitar demais a liberdade dos usuários: ficaria otimizado somente para quem usa o programa.

Upideite(28/jan/2011):
@eduardomps sugere a tag #cienciabr. É uma ideia a se pensar. Um pequeno problema é que o perfil @cienciabr já está ocupado (para um blogue do mesmo nome). Não que hashtags tenham ligações diretas com alguma conta do twitter que tenha o mesmo nome, mas é bom tomar precauções. (Eu reservei o perfil @twitciencia com o propósito de não haver nenhum conflito.)

Upideite(04/mar/2011): A tag #twitciencia está em pleno funcionamento. Para pesquisar tweet mais antigos, há um histórico no Twapper Keeper.

Uma pequena linha do tempo segue abaixo.
22/jan/2011: @Be_Neviani é a primeira usuária a usar sistematicamente a tag;
24/jan/2011: @Conteudo_Livre é o segundo;
25/jan/2011: a tag atinge o 100o tweet;
06/fev/2011: 200o tweet;
10/fev/2011: @scienceblogsbr passa a usar a tag;
12/fev/2011: 300o tweet (this is Spartaaaaaaaaa!);
15/fev/2011: Entrevista da geneticista Lygia Pereira ao programa Roda Vida da TV Cultura gera o primeiro debate (live comments interativos) a usar a tag;
16/fev/2011: 400o tweet;
25/fev/2011: 500o tweet;
02/mar/2011: 600o tweet;
07/mar/2011: 700o tweet;
10/mar/2011: 800o tweet;
14/mar/2011: 900o tweet;
17/mar/2011: 1000o tweet;
17/abr/2011: 2000o tweet;
22/abr/2011: A promoção Prêmio Bê Neviani segunda edição torna-se a primeira promoção a se valer da tag;
04/mai/2011: 3000o tweet;
30/mai/2011: 4000o tweet;
09/jul/2011: 5000o tweet;
13/ago/2011: 6000o tweet;
Upideite(14/ago/2013): Durante uma semana, @sibelefausto coletou dados de uso e compartilhamento da hashtag no twitter. O resultado é o gráfico abaixo.
De cara, notamos a existência de dois conectores (hubs) destacados: @Be_neviani e @jlgoldfarb. Outros hubs importantes foram: @Cienctec1, @REDEMIS, @puc_sp, @RiodeLeitores, @scienceblogsbr, @estadoleitor, @ETC_Sampa, @ETC_Bienal.
Upideite(03/nov/2013): E o #twiciencia virou um trabalho acadêmico. O estudo que gerou o gráfico acima foi apresentado no Enancib 2013. Via @sibelefausto.

9 comentários:

Kentaro Mori disse...

Boa ideia, mas sugiro ser uma hashtag mais curta, porque cada letra da hashtag ocupa uma letra do Twit original.
#Twiencia, talvez. Meio ruim, deve haver uma outra alternativa...

Anônimo disse...

Mais uma ótima ideia made in Takata!
E vc gostou da sigla explicativa parodiando o EWCLiPo? => AVDCLPo (ambiente virtual de debate científico em lingua portuguesa que usa plataforma do Twitter).
Nada prática, é claro, só uma brincadeira :)

none disse...

Salve, Mori,

Sim, tem esse problema. Se não aparecer algo melhor, com o tempo, dá pra abreviar, algo como #twci. Mas seria preciso primeiro fixar o termo original - twitciencia é relativamente autodescritivo. Poderia ser #ciencia só, mas achei q não seria suficientemente específico. Vamos abrir pra sugestões pra uma hashtag.

Tati,

Rere, eu li sim. AVDCLPo seria tão trava língua quanto EWCLiPo, né? : )

Vc tem alguma sugestão pra uma hashtag mais curta (e não obscura)?

[]s,

Roberto Takata

Gabriel Cunha disse...

Takata-san, acho a ideia excelente!

Quanto ao comentário do Kentaro-san:acho complicado definir uma hashtag desse tipo com menos caracteres (afinal, é um twit... sobre ciência! wow, tá pronto!). Pode ficar mais curta? Talvez um pouco, mas duvido que seja mais fácil de entender do que #twitciencia, por isso acredito valer à pena mantê-la.

Tem muita hashtag curta que fica fechada para quem já faz parte da discussão. E tem umas longas demais.

Meu exemplo mor é a própria #botequimtuitajoaquim que o Takata mencionou. Acho uma hashtag nojenta: longa e nem um pouco explicativa. Você sabe que a conversa é sobre música, mas qual é a relação da hashtag com isso? Ainda não entendi.

Por mim #twitciencia está com um tamanho bom e totalmente competente em relação ao que se espera.

Abraços!

none disse...

Valeu, Gabriel,

É, se não aparecer uma proposta melhor, acho q podemos continuar com #twitciencia. Por enquanto ainda temos como mudar, já que não é uma tag disseminada.

[]s,

Roberto Takata

Anônimo disse...

Concordo com o Gabriel #twitciencia tá ótimo em tamanho e autoexplicação.

Anônimo disse...

Excelente iniciativa, nós do "Projeto NUROF-UFC nas NUVENS" já aderimos: #twitciencia

Lacy Barca disse...

Amigo Roberto e suas idéias geniais!
Muito boa e precisa a sua sugestão de hashtag. Direta ao ponto: #twitciencia! Desejo que tenha vida longa e nos leve a bilhões de novos e interessantes links.
Já em uso.
Beijo,
Lacy

none disse...

Tai, Nurof-UFC, Lacy,

Valeu pelas visitas e comentários.

Vamos ver então como isso evolui. Let's rock.

[]s,

Roberto Takata

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails