Lives de Ciência

Veja calendário das lives de ciência.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Mais uma... ou melhor (ou pior) menos uma: RIP Unesp Ciência?

Não é novidade a crise por que passa o mercado editorial periódico brasileiro de modo geral, e, também de modo geral, o jornalismo brasileiro. E, em particular, o mercado editorial brasileiro de divulgação científica e o espaço para o jornalismo científico na imprensa brasileira.

Redações têm sido fechadas, editorias e veículos que se vão ou precisam passar por downsizing para redução de despesas (e consequente redução de qualidade - embora haja quem diga que a relação causal seja inversa).

Mas parece que a crise agora afeta também a divulgação científica institucional. Mesmo não estando diretamente ao sabor da flutuação do mercado: afinal são mantidas com verbas de universidades - em particular das públicas - ainda que possam estar sujeitas ao humor do corpo diretor e da reitoria, normalmente são tidas como instituições que agregam prestígio às IES e, por tabela, aos diretores.

A revista Unesp Ciência é vítima da retração que assola a DC no Brasil. Sabine Righetti, jornalista da Folha (especializada em ciências, atualmente mais voltada à educação superior e políticas no setor) publicou em sua TL no twitter o fim da revista:
Não tenho detalhes. O twitter oficial deles está mudo desde set.2013. No blogue a postagem mais recente corresponde à última edição da revista, dez.20145. O mesmo com a página no facebook.

Perguntei para uma colaborada freelancer da revista. Ela também não tem mais informações, apenas confirma o encerramento da Unesp Ciência.

Rodrigo de Oliveira Andrade, jornalista de ciências freelancer (escreve pro SciDev.net), pelo twitter, diz que a revista não acabou - mas a equipe foi dispensada:
Como trabalhariam sem equipe? Contratarão outros? Utilizarão bolsistas (a ComCiência usa essencialmente essa metodologia)? Valerão apenas de freelancers? Nota de agência? (Até é possível manter um site noticioso ou mesmo um jornal com material de agências, mas revista é - ou deveria ser - diferente; textos exclusivos, mais elaborados, mais extensos. Senão vira almanaque.)

Atualizarei esta postagem à medida em que conseguir obter mais informações.

(Ainda tenho esperança de que seja um anúncio precipitado como foi com o caso da revista Quanta.)

Upideite(30/jan/2015): Segundo o twitter oficial da Unesp, a revista continuará:
A se ver o que significa o "normalmente". Pelas informações de fontes diversas, o que o Rodrigo Andrade disse se confirma: o editordiretor de redação e os dois jornalistaseditores assistentes (a equipe de texto) foram dispensados.

Estou vendo se a versão impressa irá continuar e se haverá mudança na linha editorial.

Upideite(10/fev/2015): Oscar d'Ambrosio, assessor-chefe da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp, responde a algumas das questões sobre o futuro da Unesp Ciência.
Upideite(11/mar/2015): Saiu a nova edição da Unesp Ciência.

3 comentários:

Anônimo disse...

Roberto, tava lendo sua postagem e no meio já tinha pensado em comentar o que deve estar acontecendo de parecido com o que ocorreu com a Quanta quando vi sua menção a ela no final, então agora cabe um complemento à minha informação sobre ela à época.
Acho que deve estar acontecendo com a Unesp Ciência algo parecido: a Quanta dispensou a equipe, mas havia informado que estavam tentando reverter isso, buscando novas fontes de financiamento e havia algumas possibilidades (reuniões) nas semanas seguintes. Por isso não tinham declarado o encerramento total. Mas, infelizmente, as possibilidades não rolaram e a revista se encerrou mesmo pouco depois. Nem o site com os textos anteriormente disponibilizados está mais no ar e nem trabalhos que estavam em andamento para a décima edição foram aproveitados - na verdade, acho que uma matéria apenas que seria da décima edição foi parar em outra publicação da mesma editora. E só.
Talvez a Unesp Ciência não tenha declarado publicamente seu fim pq os cabeças ainda estão tentando reverter isso de alguma forma, mas frente ao panorama que temos, sabemos que isso deve ser bem difícil, infelizmente...

Anônimo disse...

Correção pro comentário... O site da Quanta ainda está no ar sim, acabei de ver: http://www.revistaquanta.com.br/ Tinha ficado inativo um tempão, nem tinha visto que voltou... Mas não há acesso aos textos anteriores que eles disponibilizaram, só os da última edição e a possibilidade de folhear a penúltima edição...

none disse...

Oi, Tati,

Valeu pela visita e complementos.

Parece que a Unesp Ciência não será descontinuada de todo. Ainda não sei se manterão a versão impressa. E algumas fontes indicam que haverá mudanças no processo editorial.

[]s,

Roberto Takata

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails