Lives de Ciência

Veja calendário das lives de ciência.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

No compasso da tarantella

O sítio web da revista Época reporta a notícia do The Times sobre invasão de tarântulas a uma cidade australiana.

A Época introduz uma confusão: nomeia a aranha como Theraphosa blondi. Essa espécie é nativa da região amazônica e, de fato, é conhecida como "aranha devoradora de pássaros". Mas a espécie australiana - da mesma família - é outra: Selenocosmia crassipes, mais conhecida como "aranha ladradora", embora ocasionalmente também seja chamada de "devoradora de pássaros".

Outra confusão perigosa, diz que "a espécie não é venenosa". Não sei de onde tiraram isso. A reportagem do The Times diz textualmente que é venenosa (ou melhor, peçonhenta já que é capaz de inocular a toxina - 'venomous' é peçonhento em inglês, venenoso é 'poisonous'), apenas que não é tão mortal quanto outras espécies: "While not deadly like other Australian spiders, the eastern tarantulas are venomous". Por isso que, como diz a Época, baseando-se na notícia do The Times: "uma picada pode matar um cachorro ou deixar um homem muito doente" - não fora a peçonha, não haveria de matar um cão ou adoecer uma pessoa, ainda que a picada das quelíceras doesse muito.

O nome "aranha ladradora" provém do som que a aranha produz agitando cerdas de suas quelíceras. Mas a T. blondi também produz esse som. Por outro lado, nenhuma das duas foram registradas comendo aves - embora haja uma aranha tecedora de teia orbicular dourada (Nephila edulis) fotografada atacando um pássaro preso em sua teia.

(Um dia eu retomo a série sobre aquecimento global, por ora, leiam os comentários à postagem abaixo.)

Upideite (07/mai/2009): Boa notícia, a revista Época corrigiu os erros.

2 comentários:

Rossana disse...

Gostei do post! Quando li a reportagem da Época, tive certeza de que estava cheia de erros... como é que eles escrevem que "a aranha não é venenosa, mas pode matar um cão" e não percebem que estão cometendo um erro?

none disse...

Oi, Rossana,

Obrigado pela visita e pelo comentário.

Pelo menos notaram o erro e corrijiram.

[]s,

Roberto Takata

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails