Mais uma das séries de compilações pouco úteis:
- Caverna do diabo: Nome de diversas cavernas brasileiras. Uma das mais famosas fica no município de Eldorado, SP.
- Cubo diabólico (diabolic cube, diabolical cube): dissecção policúbica em 6 peças de um cubo 3 x 3 x 3.

- Curva do diabo (devil's curve ou devil in two sticks):
Gráfico da função cartesiana: y4 - a2y2 = x4 - b2x2
Figura ao lado: Weisstein 2003.
- Demônio de Descartes: criatura imaginária concebida por Descartes em suas Meditações sobre Filosofia Primeira que poderia, em princípio, ser a causadora da ilusão da existência do filósofo. Mas Descartes pondera que, mesmo que tudo o que ele vê, sente e pensa, fosse fruto da ação desse demônio, isso significaria apenas que tudo em que ele acredita não é verdadeiro, mas ele só poderia ser enganado se existisse de verdade - então ao menos sua própria existência estaria assegurada, sustentando assim sua famosa conclusão: cogito, ergo sum.
- Demônio de Laplace (Laplace's demon)**: intelecto que, sabendo em um dado momento os valores de todas as forças atuantes e as posições de todos os corpos do universo, saberia dizer exatamente como seria a natureza em qualquer ponto passado, presente e futuro.
- Demônio de Maxwell (Maxwell's demon): criatura imaginária concebida por James Clerk Maxwell que ajudaria a violar a segunda lei da termodinâmica.
O demônio de Maxwell controlaria uma porta que separa dois compartimentos. Pela porta, o demônio deixaria passar apenas partículas com velocidade acima de um determinado valor e apenas em um direção. Assim, o demônio faria com que, através dos movimentos aleatórios das partículas nos compartimentos, fosse gerada uma diferença nas temperaturas entre os dois compartimentos, inicialmente a temperaturas iguais (com partículas com velocidades médias idênticas) - isto é, criaria um desequilíbrio termodinâmico a partir de uma situação de equilpibrio termodinâmico sem gasto de energia.
(Mas os cientistas não entregaram os pontos tão facilmente: o próprio demônio geraria entropia ao observar as moléculas - e decidir quais seriam admitidas através da porta - e controlar o mecanismo; além de interagir com as moléculas do gás. Os compartimentos poderiam, assim, ter temperaturas finais diferentes, mas o sistema: compartimentos-porta-demônio, teria um aumento geral da entropia ao final do processo.)
- Demônio de Mendel (Mendel's demon)*: criatura imaginária concebida por Mark Ridley que, de modo benigno, controla o comportamento dos genes, evitando que entrem em conflito e evita o acúmulo de mutações deletérias. É uma metáfora do resultado do surgimento da reprodução sexual - com a separação dos cromossomos homólogos na formação dos gametas e sua passagem aleatória para as células-filhas. Esse processo cria uma incerteza quanto ao ambiente genético que a cópia de um gene puramente egoísta herdará, reduzindo sua vantagem.
- Diabo-da-tasmânia (Tasmanian devil):

Marsupial carnívoro da Tasmânia.
Imagem ao lado: Wikimedia Commons.
- (Dust devil, dancing devil, sun devil, desert devil, dancing dervish, dust whirl): redemoinho de areia.

Sua passagem pode causar uma variação abrupta do campo elétrico da atmosfera: dust devil effect.
Foto ao lado: Wikimedia Commons.
- Escadaria do diabo (devil's staircase):

Gráfico de função contínua de crescimento monotônico (contínuo e limitado) cujos platôs mais extensos correspondem a números racionais mais simples: como 1/2, 2/3, 1/5...
A definição precisa é muito mais complexa. Um uso prático dessa função aqui.
Figura ao lado: Su et al. 2007.
Também: nome de cachoeira no estado de Oregon, EUA; trilha de montanha na Escócia.
- Níquel: o nome do metal vem do alemão Kupfernickel - literalmente demônio do cobre. Seu minério a nicolita (composto basicamente de arsenieto de níquel), assemelha-se ao cobre.

Figura ao lado: Wikimedia Commons.
- Quadrado diabólico (diabolic square, diabolical square, diabolical magic square, panmagic square, pandiagonal magic square): quadrado panmágico.
Na figura acima (extraída de Wikimedia Commons): o número mágico é 34, p.e., a soma dos valores da primeira coluna 3+13+2+16 é igual à soma dos valores da terceira linha 2+11+14+7 = 34. A soma dos valores dos cantos do quadrado (2x2) 3+10+13+8 = 34; assim como a do quadrado (3x3) 8+12+5+9 = 34.
- Quebra-cabeça da agulha do diabo (devil's needle puzzle, baguenaudier, Chinese rings, Cardan's suspension, five pillars puzzle):
Quebra-cabeça mecânico em que se deve remover uma corda presa a uma série de hastes conectadas por um anel.
Figura ao lado: Wikimedia Commons.
*Upideite(29/jan/2009): acrescentado a esta data.
**Upiteide(21/fev/2011): acrescentado a esta data.
Referências
Su, Francis E., et al. 2007. "Devil's Staircase." Mudd Math Fun Facts. http://www.math.hmc.edu/funfacts.
Weisstein, E.W. 2003. CRC Concise Encyclopedia of Mathematics. CRC Press, 3.242 pp.