Lives de Ciência

Veja calendário das lives de ciência.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Gene Repórter ano 3: a resposta

Já temos o vencedor (ou será a vencedora?) do concurso cultural "Gene Repórter faz dois anos" - morra de inveja TSE -, mas não irei divulgar ainda (mas a ganhadora - ou será o ganhador? - já foi comunicada/o por email). Nesta postagem vai apenas a resposta.

A palavra composta de origem grega que significa "aquele que tem amor pelo conhecimento, pelas ciências" é... filomata (ou filômata). Do gr. phílos 'amigo, querido, queredor' e gr. mathés < máthos ou máthesis 'ação de aprender, conhecimento, instrução'.

As pistas:
1. F: Vera Lúcia Fischer, nascida em 27 de novembro de 1951 em Blumenau, SC, seria eleita miss Brasil em 1969. Estreou no cinema em 1972, fez diversas participações também em novelas e programas de TV.

2. I: Osíris, oficialmente HD 209458 b. Descoberto em 1999 é do tipo "Júpiter quente": gigante, gasoso, em órbita relativamente próxima da estrela. No dia 27 de novembro de 2001, teve sua atmosfera analisada pelo telescópio Hubble - foi a primeira vez que isso foi realizado para um planeta extrassolar (isto é, fora do sistema solar). Em 2008, teve descrita a exosfera de hidrogênio - essa camada sofre um acelerado processo de evaporação.

3. L: Ada Augusta Byron King, Condessa de Lovelace - ou simplesmente Ada Lovelace. Filha do famoso poeta inglês Lord Byron, a quem nunca encontrou; foi a influência da mãe, Anne Isabelle Milbanke, que a levou para a matemática. Entre 1842 e 1843 traduziu artigos do matemático italiano Luigi Menabrea sobre o engenho de Charles Babbage - basicamente um computador mecânico (que só seria construído em - à tradução acrescentou algumas notas e em meio a elas o que é considerado como o primeiro programa de computador. Ela viria a falecer em 27 de novembro de 1852.

4. O: Alfred Bernhard Nobel. Inventor da dinamite - invenção que o deixaria multimilionário -, assinou a última versão de seu testamento em 27 de novembro de 1895 na qual deixa parte de sua fortuna destinada a prover fundos para uma premiação anual em diversas áreas do conhecimento.

5. M: Cômodo, Caesar Marcus Aurelius Commodus Antoninus Augustus. Sucedeu seu pai Marco Aurélio (Caesar Marcus Aurelius Antoninus Augustus) como imperador de Roma. A 27 de novembro de 176 recebeu do pai o status de Imperator, no ano seguinte receberia o título de Augustus, divindo formalmente o poder com Marco Aurélio. Com a morte do genitor em 17 de março de 180, seria o único imperador - com a idade de 19 anos. (Aquilo do filme Gladiador de Marco Aurélio querer nomear um general como imperador e ser morto pelo filho por ciúmes é só uma licença poética.)

6. A: papa Urbano 2, Oto de Chantillon ou Oto de Lagery. Ascendeu ao trono de São Pedro em 1088. Em 27 de novembro de 1095, no Concílio de Clermont, o papa convocou todos os cristãos na guerra de reconquista de Jerusalém contra os muçulmanos.

7. T: Guitarra elétrica, instrumento musical tocado por Jimi Hendrix. Johnny Allen Hendrix nasceu em Seattle, WA, em 27 de novembro de 1942. Em 1947 seria renomeado legalmente como James Marshall Hendrix. Em 1967, com a banda Jimi Hendrix Experience, lançou no Reino Unido o álbum Are You Experienced - que ficaria atrás apenas do disco Sgt. Peppers. Em 1969 participaria do festival WoodsktockWoodstock em uma apresentação que culminou com a famosa interpretação em solo de guitarra do hino nacional americano - seguida da destruição do instrumento.

8. A: Horácio, Quintus Horatius Flaccus. Morreu em 27 de novembro de 8 a.C. Poeta romano autor de diversas obras. As "Odes" foram compostas entre 23 e 13 a.C; a "Ars Poetica" em 18 a.C.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails