--------------
Nota de Repúdio
A Sociedade Brasileira de Sociologia - SBS - vem, de público, manifestar veemente repúdio ao modo desrespeitoso com o que o jornalista Luis Nassif tratou a pesquisa em sociologia, mediante crítica grosseira e desqualificada ao trabalho do sociólogo e professor Dr. Josimar Jorge Ventura de Morais, da Universidade Federal de Pernambuco.
No último dia 16 do mês corrente, o jornalista publicou em seu blog um artigo com o título "O financiamento da masturbação sociológica pelo CNPq", no qual é posto em xeque, de forma improcedente, o processo de avaliação e financiamento da pesquisa na área de ciências sociais.
A SBS lamenta que assuntos com esse grau de relevância, que dizem respeito à pesquisa e aos métodos de julgamento e avaliação de projetos, sejam tratados de forma preconceituosa, contribuindo para reforçar estereótipos.
A desqualificação, além de abranger uma agência de fomento como o CNPq, reconhecedora da relevância do trabalho sociológico, atinge também consultores e pareceristas, ou seja, os profissionais que possuem o mérito e a autoridade para tecer julgamento sobre os projetos de sua área de competência.
No momento em que a sociologia adquiriu um patamar de legitimidade, sendo reconhecida como ciência dotada de regras e métodos peculiares de investigação, declarações dessa ordem são prova da permanência do obscurantismo e da percepção de que as ciências sociais constituem um campo que não supõe aprendizado e conhecimento especializado.
--------------
2 comentários:
O Nassif está se revelando um anti-ciência generalizado.
Pô, eu gostava dele.
Salve, Alexandre,
Valeu pela visita e comentário.
Acho que não chega a ser um anticiência. Ele até começa a crítica falando que as Ciências Sociais são importante e tal.
O texto do Prof. Dr. Túlio Barreto sugere que é uma desavença pessoal com o Prof. Dr. Jorge Ventura. Estou tentando verificar com o Luís Nassif essa versão.
Mas de qualquer modo foi uma pisada de bola do jornalista.
[]s,
Roberto Takata
Postar um comentário