Lives de Ciência

Veja calendário das lives de ciência.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Uma ideia... que muda...

Durante o euclipo 2 algumas pessoas discutiram a proposta de se criar uma revista de divulgação.

Como não é mais uma ideia minha, ela foi derivando para várias direções. (Upideite(01/out/2009): E não há nada de ruim nisso, ao contrário, é para ser assim.)

Em sua encarnação mais recente está definida na expressão "Piauí das ciências", com o mote "ciência, sociedade e cultura" (roubado do Scienceblogs). A maquinação disso surgiu, pelo que entendi, em conversa entre Osame Kinouchi, do SemCiênciaSemciência* (sim, eu sei que sabem quem é cada um dos que cito aqui... faço por força do hábito e em nome dos bons costumes), e João Alexandrino, do Ciência e Ideias.

Talvez o que mais se aproxime da concepção dessa "Piauí das ciências" seja o "Ciência e Cultura" da SBPC.

*Upideite (02/out/2009): correção a esta data. Vide aqui.

8 comentários:

João Alexandrino disse...

Olá Takata, vamos começar a discutir a ideia!? Eu prometo escrever um texto lá no ciência e ideias com o título "A ideia do Takata".
Abraços.
João

none disse...

Salve, Alexandrino,

Sim, seria ótimo que escrevesse um texto, mas sugiro que o título seja outro. A ideia não é mais minha, ela é de todos - cada qual está a contribuir com novas sugestões.

[]s,

Roberto Takata

Osame Kinouchi disse...

Pois é, nas conversas as idéias vão surgindo e derivando, tipo brain storming. Mas se você não tivesse lançado a ideia, não estariamos discutindo isso aqui nem teriamos conversado no EWCLiPo sobre isso.

Eu proponho que a revista se chame "BLOG" - Ciência, Cultura e Política. O Cardoso me disse que não existe nenhuma revista no Brasil chamada BLOG...

none disse...

Gostei do nome (embora isso evoque outros temas tb). Mas é bom registrar logo. Ainda mais que se tornou pública - não que muitas pessoas mais leiam este blogue.

[]s,

Roberto Takata

Maria Guimarães disse...

engraçado que de uma revista de divulgação de ciência a ideia tenha se estreitado para blogues. por quê?

acho a ciência e cultura legal, mas acho que deveríamos pensar em algo bem diferente. mais ousado, mais novo, menos acadêmico. ciência e cultura já tem.

none disse...

Oi, Guima,

Acho que a ideia em si não tenha se restringido a blogues - ainda se pensa em uma revista.

Mas, de fato, pode passar a ideia de que seja somente o universo blogueiro um nome como BLOG.

Você tem alguma coisa em mente?

[]s,

Roberto Takata

Osame Kinouchi disse...

OK, eu tenho uma nova sugestão para o nome da revista:

CIÊNCIA E IDéIAS
Ciência, Cultura e Política


Que tal????? rs

(Na verdade, seria um bom nome)

Maria Guimarães disse...

eu e joão temos uma ideia bem diferente - a revista não pode passar uma imagem de ser sisuda, nem acadêmica, nem nerd.
mas não acho que adiante jogarmos nomes, a não ser - como já disse o takata - se for para ajudar a formar uma ideia da revista.
como a gente já pensou muito sobre isso, na verdade o que preciso agora não é formar a ideia mas melhorá-la, enriquecê-la.
por isso, acho mais produtivo apresentar a vocês o que pensamos - linha editorial, cara, ideia. e nome. tudo junto. em pessoa. só assim saberemos se há sintonia possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails