Lives de Ciência

Veja calendário das lives de ciência.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Filhos brancos de pais negros: o que Mendel tem a nos dizer?

Mais um caso de filho branco (no caso, uma filha) de pais negros.

G1: Filha com pele branca e olhos azuis de casal negro intriga especialistas. "Nascida em Londres, 'Nmachi' é filha de pais nigerianos. Albinismo e mutação genética exclusiva são explicações possíveis."

Nem tão remotamente no tempo, outros casos foram noticiados. Ano passado houve um caso no Rio de Janeiro.

G1: Bebê branco de pais negros será registrado na próxima segunda-feira. "Segundo casal, eles estavam aguardando resultado do exame de DNA. Criança continuará a se chamar Gabriel, em homenagem ao anjo."

(Um dado sociológico curioso é a associação de anjos com bebês de pele clara...)

No caso brasileiro é facilmente explicável pela genética mendeliana - no Brasil há uma miscigenação relativamente intensa, como a cor da pele é uma característica multigênica aditiva, há uma probabilidade baixa, mas não nula de que um casal de pele escura gere filhos de pele clara (como a cor dos olhos e do cabelo também dependem da melanina como a cor da pele, são características interligadas).

Considere um único loco gênico: um casal heterozigótico Aa x Aa. Considerando-se uma herança dominante: 3/4 de chance de gerar um filho A_ (negro) e 1/4 de gerar um filho branco (aa). Se for em dois locos: AaBb x AaBb: 1/16 chance de gerar um filho branco (aabb). As chances são dadas pela fórmula: (1/4)^n, em que n é o número de locos, de que o filho herde somente alelos recessivos (podemos afrouxar a restrição - desde que um número baixo de alelos sejam dominantes, o efeito total será pequeno, assim a probabilidade aumenta um pouco).

Isso explica tanto a raridade do evento como sua ocorrência esporádica.

Na Nigéria aparentemente a miscigenação não é tão intensa. Mas ainda assim não causa surpresas - surpresa seria se a taxa fosse elevada (maior do que a que seria esperada pela genética e pelas leis da probabilidade).

O bebê nigeriano não aparenta ser albino - seu cabelo não é totalmente branco, mas loiro, o que indica um certo nível de melanina. Mutação genética exclusiva pode ocorrer, mas não é uma explicação necessária (ela se torna viável se a probabilidade de ocorrer a herança de um conjunto grande de alelos recessivos for muito mais baixa do que a taxa de mutação no loco adequado).

41 comentários:

Unknown disse...

Mas já não haviam determinado que o garoto não é albino? Parece que já foi feita a análise.

Vou aproveitar pra te perguntar uma dúvida minha que sempre tive muita curiosidade mas nunca encontrei explicação: qual o fator/diferença em termos de sequência de nucleotídeos que faz um gene ser recessivo ou dominante?

Abraço.

none disse...

Salve, Érico,

Valeu pela visita e pelos comentários.

O que faz um alelo ser recessivo ou dominante depende muito do caso.

Em alguns casos, a presença de dois alelos funcionais não altera a quantidade de proteína produzida (ou a quantidade de proteína produzida em teor dobrado não tem maior efeito). Assim, um alelo com perda de função - que faça com que a proteína deixe de ser produzida ou que deixe de funcionar - será recessivo em relação ao alelo normal.

Uma mutação que faça com que a proteína seja produzida continuamente - o gene não seja mais inibido (p.e., uma alteração na região de controle do gene) - pode ser uma mutação dominante sobre um alelo normal.

Há casos em que a perda de função é dominante e a com ganho de função é recessiva.

[]s,

Roberto Takata

Unknown disse...

Somos negros,sendo que meu marido tem olhos verde nossa filha nasceu branca como leite .. O fato dos olhos dele ser verde pode aver descendentes brancos e por isso a bebe nasceu branquinha..

none disse...

Oi, Michelle,

Obrigado pela visita e pelos comentários.

A filha de vocês, na verdade, recebeu os genes responsáveis pela cor da pele tanto dele quanto de você.

Descartando os raros casos de albinismo (neste caso, os cabelos também seriam despigmentados), as versões dos genes que levam a uma pele mais clara estão presentes também em você. É raro encontrar um brasileiro que não tenha algum grau de miscigenação na história da família.

Vale a pena acompanhar os trabalhos do grupo do geneticista Sérgio Pena da UFMG:
http://revistapesquisa.fapesp.br/2007/04/01/a-africa-nos-genes-do-povo-brasileiro/
------

[]s,

Roberto Takata

Anônimo disse...

Olá meus país são negros e ei branco de cabelo liso porque nasci assim? Eduardo da silva. Edumendes.25@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá meus país são negros e eu branco de cabelo liso porque nasci assim? Eduardo da silva. Edumendes.25@hotmail.com

none disse...

Olá, Eduardo,

Pra saber com bom grau de segurança, seria preciso fazer um aconselhamento genético com profissionais da área.

Há vários detalhes que podem indicar qual cenário é o mais provável no seu caso específico.

Obrigado pela visita.

[]s,

Roberto Takata

Anônimo disse...

Eu sou negra o meu marido tbm,nunca tive outro homem na minha vida ao nao ser ele e a minha filha e branca,nao e loira de olhos azuis mais e branca qual a explicacao pra isso?lembrando q eu nunca foi pra cama com outro homem ao nao ser o meu marido eu sofro muito preconceito com isso..vcs pode mim dar alguma explicacao?

none disse...

Parece ser o caso acima. Como a população brasileira apresenta um alto grau de mistura, pessoas negras podem ter versões de genes que conferem pele clara - mas como também tem versões de genes que conferem pele escura, acabam tendo pele escura. Como, de modo geral, a passagem de uma ou outra versão do gene ocorre por acaso (um pouco como em um sorteio de bingo), os filhos podem acabar recebendo as versões que conferem pele mais clara de ambos os pais. Nesse caso, o filho terá uma pele mais clara do que a do pai e a da mãe (até mesmo uma pele branca).

[]s,

Roberto Takata

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
none disse...

Cara Yara Drumont,

É bem possível que o caso de vocês também se deva a essa mistura ao acaso dos seus genes e de seu companheiro levando à sua filha ter mais versões dos genes para pele clara.

Obrigado pela visita e pelo comentário.

[]s,

Roberto Takata

Unknown disse...

Boa noite Roberto Takata.Na família de meu esposo tem casos semelhantes . O irmão dele e sua esposa ambos negros tem sua primeira filha bem branca com cabelos crespos quando ela era bebê parecia um bebê loirinho de cabelo cacheado.Ea outra irmã dele tem gêmeas uma com pele escura e outra com pele branca e cabelos cacheados . Elas são gêmeas mas não são iguais tanto na cor da pele e aparência,cabelos.Obs:tanto ela e o esposo também são negros . Gostaria muito de saber porque isso acontece, acho isso muito doido! Pessoas leigas no assunto ficam olhando meio atravessado . As pessoas de minha família só vive jogando piadinhas . As vezes deixo de sair de casa por esse tipo de comentário. Algumas pessoas na rua olham tipo desconfiando . Estava tentando engravidar há anos depois do meu filho ele está com dez anos. Agora com a graça de Deus consegui e minha bb está com 10meses.Meu avô materno era branco de olho azul e minha avó morena escura. Minha avó paterna era também branca de olhos claros e meu avô era bem negro mesmo. Reultado minha mãe: mulata escura e meu pai negro bem negro. A mãe do meu esposo com pele clara e o pai moreno bem queimado do sol. Eu tenho pele escura e meu esposo é pardo bem queimado do sol . Gostaria de saber claramente porque minha filha não tem a mesma cor do nosso outro filho( ele não tem a pele muito escura igual a minha mas não tem a pele branca igual a irmã. Me ajude . Não aguento mais preconceitos! Boa noite. Obrigada!

none disse...

Olá, Yara,

Obrigado pela visita.

Esses casos que você relata parecem ser do mesmo tipo dos tratados no texto.

A cor da pele é influenciada por vários genes. O efeito somado deles é que costuma dar o tom final da pele (além, é claro, de fatores ambientais, como exposição ao sol).

Como a maioria das pessoas no Brasil tem uma mistura grande de genes, mesmo pessoas negras podem ter genes que conferem uma cor mais clara da pele - mas que não aparece porque tem também genes que conferem uma cor mais escura.

Se negros com esses genes têm filhos entre si, por mero acaso, pode ser que o filho receba mais cópias de genes de cor de pela mais clara - e acabe tendo a pele mais clara do que os pais.

Infelizmente, por desconhecimento e falta de sensibilidade, muitas pessoas acabam desconfiando e fazendo 'gracinhas' quando se deparam com esses casos.

[]s,

Roberto Takata

none disse...

De modo mais detalhado. Devemos notar que herdamos metade de nossos genes do pai e a outra metade de nossas mães. Para nossos filhos, passamos uma mistura dos genes de nosso pai e de nossa mãe (na média, 50% de cada um) que irá compor 50% dos genes deles - os outros 50% virão de nosso cônjuge.

Provavelmente algo como 40 a 50 genes estão envolvidos na determinação da cor da pele. Vamos construir um exemplo simples com 4 genes - cada gene tendo duas versões: uma de pele clara, outra de pele escura.

Uma pessoa, assim, teria 4 genes de cor de pele vindos da mãe e 4 vindos do pai.

mãe A, B, C, D
pai A, B, C, D

Vamos usar a letra maiúscula para a versão de pele escura e a letra minúscula para a versão de pele clara.

Uma pessoa AA, BB, CC, DD teria a pele bem escura. Já uma pessoa aa, bb, cc, dd teria a pele bem clara. Um filho dos dois seria Aa, Bb, Cc, Dd e teria um tom de pele intermediário.

Se uma pessoa Aa, Bb, Cc, Dd tem filho com uma pessoa que também é Aa, Bb, Cc, Dd, podem ter filhos com várias combinações. Desde AA, BB, CC, DD (quando teria uma cor de pele mais escura do que os pais) até aa, bb, cc, dd (quando teria uma cor de pele mais clara do que os pais). Essas situações mais extremas são mais raras, mas perfeitamente possíveis de ocorrer. As situações com mais chances de ocorrer são intermediárias como: Aa, bb, Cc, DD; Aa, Bb, cc, DD; aa, Bb, Cc, Dd... quando não haveria uma discrepância tão grande em relação aos pais.

[]s,

Roberto Takata

Unknown disse...

Obrigada Roberto Takata pela explicação.

Anônimo disse...

Olá! Sou branca igual leite, meu marido também é bem Branco é nosso filho saiu um mulato escuro! Não chega a ser negro mas a pele é bem marron. Todos ficam falando. Seu que existe a genética, mas como somos brancos não teríamos só genes recessivos? Já foi confirmado que ele é nosso filho pelo DNA, mas não consigo entender porque essa diferença tão grande de nós que somos pais.

none disse...

Cara Anônimo,

Também pode ser explicado pela mistura genética da maioria dos brasileiros e pelo fato de os filhos herdarem genes tanto do pai quanto da mãe.

Pode ser o caso de tanto você quanto seu marido, mesmo sendo de pele bem clara, terem algumas cópias de genes de pele mais escura - ainda que poucas (se fossem muitas, provavelmente vocês teriam uma pela mais escura). E o filho de vocês, por acaso, receber as cópias que levam a uma pele mais escura tanto de você quanto de seu marido, apresentando mais cópias de genes de pele mais escura e, assim, uma pela mais escura.

Variando o exemplo que dei acima, uma possibilidade - o esquema aqui está bem simplificado - seria assim:

mãe: aa, bb, cc, Dd
pai: aa, bb, Cc, dd

Aí o filho recebe:
da mãe: a, b, c, D
do pai: a, b, C, d

E fica:
aa, bb, Cc, Dd

Dependendo de outros fatores, como exposição ao sol, a pele pode ficar mais clara ou mais escura também.

Muito obrigado pela visita e comentário.

[]s,

Roberto Takata

Unknown disse...

Boa tarde!
Eu tenho uma filha branca do meu primeiro casamento pois o pai dela e branco, hoje tenho um outro marido, ele e eu somos negros corremos o risco do nosso folho ter a cor da minha prima filha?no caso sair branca?

none disse...

Cara Unknown,

As chances são relativamente pequenas, mas como no caso discutido na postagem e outros que foram trazidos nos comentários, é possível, sim, vocês venham a ter um filho ou uma filha com uma pele clara. Mas, enfatizo, que as chances são relativamente baixas.

Não chamaria isso de risco porque a palavra acaba denotando um certo sentido negativo. À parte eventuais preconceitos - que infelizmente é comum de ocorrer -, não há nenhum problema no caso de um filho com pele mais clara do que a dos pais (salvo no caso de albinismo, aí é preciso tomar alguns cuidados médicos e precauções com a exposição ao sol maior do que pessoas normais que tenham pele clara).

[]s,

Roberto Takata

Anônimo disse...

Boa noite. A genética é muito excitante mesmo. Parabéns pelas postagens, são muito esclarecedoras​. Existe alguma mutação além do albinismo que pode deixar a pele clara? Alisson Martins.

none disse...

Caro Alisson Martins,

Obrigado pela visita e comentário. Certamente deve haver mutações que tornam a pele mais clara (ou mais escura), haja vista a variação natural da cor de pele entre as pessoas. Agora, uma que, sozinha, tenha um efeito tão grande quanto do albinismo (mas que não seja caracterizado como albinismo - p.e. uma redução drástica, amelanismo, mas não total de eumelanina) eu realmente não conheço. Pode haver, mas não sei dar exemplos.

[]s,

Roberto Takata

Unknown disse...

Uma dúvida, ser um dos seus pais são negro e o outro branco, e você nascer branca, você é considerada negra? Ou branca?

none disse...

Salve, Unknown,

Depende muito. É uma questão social e cultural (e, em menor parte, uma questão de legislação). Nos EUA, seria considerada negra, já que lá consideram a origem. No Brasil, é bem possível ser considerada branca, já que aqui consideram mais a aparência da pessoa (vão levar em conta também não apenas a cor da pele, mas a forma do nariz, dos lábios, do cabelo...). E, a essa identificação que os outros fazem da pessoa, ainda há como a própria pessoa se vê.

[]s,

Roberto Takata

Anônimo disse...

Tenho filhos gêmeos brancos fe olhos azuis mais de cabelos cacheados o pai e negro e eu tbm , tem algo a ver poq ouço graçinhas diariamente e meus filhos nao parecem cmg , começei a suspeitar q foram trocados na maternidade , nao fiz dna ainda e o pai diz q nao e dele pelo fato de serem brancos loiros ! Temos o mesmo fator rh. Pode acontecer os parentes dele a maioria sao brancos e negros de olhos claros

none disse...

Cara Tah Jaques,

Infelizmente tem isso de as pessoas não perceberem o quanto machuca o que pra elas é apenas um gracejo. Mas é isso, é, sim, perfeitamente possível que pais que são negros terem filhos de pele mais clara, inclusive que consideramos branca. (E não apenas pele, mas cabelo, olhos e detalhes do rosto.)

Obrigado pela visita.

[]s,

Roberto Takata

Unknown disse...

Por que razão o filho de uma negra/negro com um branco/branca é considerado negro/mestiço?

Unknown disse...

Por que razão o filho de uma negra/negro com um branco/branca é considerado negro/mestiço

none disse...

Salve, Unknown,

Isso depende da sociedade e da cultura. Nos Estados Unidos, consideram uma pessoa descendente de algum antepassado negro como sendo negra não importando a sua aparência física. Aqui no Brasil, é considerado negro quem tem determinadas características físicas: pele mais escura, cabelo mais enrolado... Mas aqui também depende da autoidentificação: como a pessoa se vê.

A mestiçagem é um conceito mais amplo que envolve etnias e raças socialmente identificadas ou marcadas. O descendente de quaisquer dois indivíduos considerados como sendo de raças ou etnias distintas é dito como sendo mestiço.

Enfim, é uma questão cultural, geralmente refletindo a história. (Tem papel nisso também o racismo científico que era voga entre o século 19 e o início do 20.)

Valeu pela visita e comentário.

[]s,

Roberto Takata

Unknown disse...

Olá Roberto!
Sou negra filha de pai branco e mãe negra com o tom da pele um pouco mais escuro que o meu, meu esposo e negro filho de mãe parda e pai negro uns 2 tons a mais que ele, nosso filho é bem branquinho, na família do meu esposo por parte de pai tem um caso de 2 tias brancas mesmo os avôs sendo negros, seu artigo foi muito esclarecedor eu já sabia que o fator genético podia influenciar muito mas depois que meu filho nasceu foi que vi o quanto, o chato msm são os comentários.

none disse...

Olá, Unknown,

Muito obrigado pela visita e pelo comentário.

Pena mesmo que as pessoas ainda nutram tanto preconceito. Felicidades pra você e sua família.

[]s,

Roberto Takata

isaura lopes disse...

Olá, boa tarde.
Venho agradecer o ter-me esclarecido quanto ao facto das "cores" dos bebés que nascem filhos de uma mãe branca e de um pai negro (claro com cabelo crespo). A minha primeira neta tem a cor parecidissimo com a do pai e um cabelo crespo lindíssimo. O meu neto tem o cabelo liso e escuro, sendo a pele de uma tonalidade diferente ( a princípio os médicos julgavam que era doente do fígado). Finalmente a mais nova que tem só 6 anos, é branca, cheia de sardas, cabelo muito claro, não loiro e os olhos entre o verde e o castanho.
Dizem que Portugal não é racista. Portugal é racista camuflado. A minha neta mais velha costuma dizer que não quer ter filhos, pois vive num país onde a cor branca prevalece. Quando ela era uma criança, cheguei a comprar piriquitos de várias cores e perguntava-lhe " diz-me o que tenho na gaiola?" " Piriquitos avó, coloridos" então passava um bocado de tempo a comparar os piriquitos com seres humanos. Hoje ela diz-me "quase acreditei em ti avó, infelizmente nada do que me ensinaste é verdade.
Respondo o quê?

Muitíssimo obrigada
Isaura Lopes

none disse...

Cara Isaura Lopes,

Infelizmente o racismo ainda se faz notar em vários lugares. Aqui no Brasil não é diferente - e o momento atual parece ter encorajado demonstrações ainda mais explícitas de preconceito.

Espero que seus netos possam crescer e encontrar um mundo que suas lições sobre as cores possam valer. Uma nota de esperança é que parece que as pessoas, convivendo com uma sociedade etnicamente mais diversas, acabam mudando a visão e percebendo as pessoas como mais similares. https://www.pnas.org/content/117/23/12741

Obrigado pela visita e pelo depoimento.

[]s,

Roberto Takata

janedobrasil disse...

Sim obviamente que sim. Seu marido não é negro. É pardo. Se é pardo significa que tem europeu na descendência.

janedobrasil disse...

Faça um dna para que parem de lhe perseguir. Quanto a brancura da menina é normal. Somos micigenados.

Anônimo disse...

Boa noite, gostaria de saber se é possível que um filho tenha a pele mais escura que a de ambos os pais (ex pai e mãe negros de pele clara gerarem um filho negro retinto), desconsiderando mutações.
Obrigada!

none disse...

Cara Anônimo,

Obrigado pelo comentário.

Sim, é perfeitamente possível que, mesmo sem mutações, um filho tenha a pela mais escura do que qualquer um dos pais. Quase todos os brasileiros têm tanto genes originados de populações negras africanas quanto brancas européias - alguns mais de um do que outro - e também de outras etnias que compõem a população brasileira (indígenas, do Oriente Médio, do Extremo Oriente, da Oceania...).

Vamos supor que a cor da pele fosse controlada por 3 genes (são muito mais na verdade, mas estamos simplificando aqui). A mãe sendo AA BB cc - isto é, em dois genes, estão presentes variantes que tornam a pele mais escura; e o pai seja AA bb CC - também com variantes que tornam a pele mais escura em dois genes. O filho será AA Bb Cc - nos três genes haverá variantes que tornam a pela mais escura e ele tenderá a ser mais escuro do que qualquer um dos pais.

Espero ter esclarecido sua dúvida.

Abraços cordiais,

Roberto Takata

Anônimo disse...

Segundo os estudiosos o genes pode ser descendente até 14 gerações. É esse o motivo de muitas pessoas não saber o porque da cor da pele ou olhos, cabelo, etc.

Anônimo disse...

Boa tarde minha filha tem a pele clara olhos verde e eu e minha esposa somos negros eu tenho meus olhos castanhos claro pele negra tenho pessoas na familiar que tem olhos claro a pele tbm confio muito na minha esposa e tenho serteza que er minha filha sempre escutamos comentários que nos deixa bravos queria uma explicação oq pode ser ocorrido na genetica

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails