---------------------
Rosa, Katemari & Martins, Maria Cristina. 2007. O que é alfabetização científica, afinal? In: XVII Simpósio Nacional do Ensino de Física, 2007, São Luís, MA. Anais do XVII Simpósio Nacional do Ensino de Física, 2007.
Alfabetização científica: primeiro contato com as ciências;
Letramento científico (literacia científica): compartilhamento de uma cultura científica.
Vários autores usam alfabetização científica no sentido de letramento.
(‘scientific litteracy’)
Dimensões da alfabetização científica (Kemp 2002):
a) conceitual: envolve a compreensão e conhecimentos específicos; saber o que se sabe em ciências.
b) procedimental: envolve os procedimentos, processos, habilidades e capacidades; aplicação dos conhecimentos científicos na vida cotidiana.
c) afetiva: envolve emoções, atitudes, valores e disposições; gostar de ciências, ter interesse por ela.
Temas de trabalhos sobre alfabetização científica:
a) independência intelectual: habilidade de procurar informações e tomar decisões próprias, de avaliar conselhos de especialistas e de aprender ciências após o período de educação formal.
b) comunicação em ciências: habilidade tanto para interpretar comunicações científicas via mídia, quanto de realizar tais comunicações: entender e se expressar sobre ciências.
c) conhecimento conceitual: conhecimento de uma gama de disciplinas científicas e não de apenas uma ou duas.
d) natureza da ciência: compreender o conceito de hipóteses, evidências, o caráter tentativo das ciências, a falibilidade do empreendimento científico e sua constante autocorreção.
Um comentário:
fiz um levantamento de nomenclaturas em 1996. Se vc quiser, me diz qual o email que te mando.
Postar um comentário