Lives de Ciência

Veja calendário das lives de ciência.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A origem 150 - parte 7 de 7

Finalizando a série, alguns outro nomes que podem ser destacados, além de Darwin, Wallace e Matthew, são:

Anaximandro (?611-546 a.C.): filósofo jônio, desenvolveu uma visão evolutiva da vida - à sua maneira: da Terra, surgindo do apeiron (a substância primordial), coberta de água e lama. Da lama, surgiriam os primeiros organismos... os peixes. Estes, ao se arrastarem para fora da água teriam sofridos modificações - transmutação. De uma dessas transmutações, os humanos haveriam de surgir... Uma coincidência muito interessante com a visão filogenética moderna de que nós, Homo sapiens, além de macacos pelados, somos osteíctes de quatro patas (incidentalmente que usa as duas posteriores para caminhar e as duas anteriores para escrever em blogues).

Abu Usman Amr Bahr Alkanani al-Basri, Al-Jahiz (776-868): filósofo árabe nascido onde hoje é o Iraque em seu livro "Kitab al-Hayawan" ("O Livro dos Animais") colige descrições em versos e prosa de 350 animais. Jahiz acreditava que os animais sofriam mudanças em função de fatores ambientais como alimentos e clima (e também por intervenção divina) e parte dessas mudanças eram passadas para os descendentes na medida em que ajudavam a superar a luta pela existência, na qual animais mais fortes devoravam os mais fracos. Para Jahiz, as plantas teriam se originado da matéria inanimada; os animais, das plantas e os seres humanos, de animais.*

Edward Tyson (1650-1708): médico inglês, em um impressionante estudo de anatomia comparativa, salientava a grande similaridade das características entre humanos e demais primatas.

James Burnett (1714-1799): juiz e linguista escocês, Lorde Monboddo. Alguns pesquisadores consideram que ele teriam chegado à concepção da seleção natural. Outros acham que sua influência é negligenciavel. De todo modo, Lorde Monboddo não era desconhecido de Darwin: em notas rascunhadas, Darwin o menciona, embora não no contexto de evolução, mas sobre linguagem.

Edward Blyth (1810-1873): farmacêutico e zoólogo inglês. Chegou, antes de Darwin, à concepção de seleção natural. Mas para ele a seleção não gerava nova espécies, apenas permitia sua variação. Darwin correspondeu longamente com Blyth.

O que importa saber:
1) Outros pesquisadores chegaram à mesma ideia básica antes ou conjuntamente com Darwin.
2) Darwin foi um dos que enxergaram mais longe o potencial da seleção natural na evolução dos organismos.
3) Darwin foi um dos que mais arduamente trabalharam em amealhar indícios sólidos à ideia da evolução por seleção natural.
4) A própria Teoria da Evolução evoluiu. E continua a evoluir, 150 anos depois.

Não resisto, termino esta homenagem/lembrança/comemoração com a batida (mas mais do que apropriada) citação da frase final de "A origem das espécies":

"There is grandeur in this view of life, with its several powers, having been originally breathed by the Creator into a few forms or into one; and that, whilst this planet has gone cycling on according to the fixed law of gravity, from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being evolved."

*Upideite (16.mar.2019): adido a esta data.

4 comentários:

Unknown disse...

o que está achando do climategate?

como se diz na minha terra:

a vaca dos alarmistas está indo pro brecho!

Tinha consciência de tanta falta de ética no IPCC?

Que barco você foi entrar...

none disse...

Como escrevi alhures. A falta de ética foi de quem *invadiu* e *publicou* os emails.

Mas vamos ao que interessa: não há uma linha que indique ser verdade a alegação dos crackers. Nenhuma manipulação ou adulteração dos dados ou coisa que o valha fica patente ou é sugerida.

O mais próximo que se chega disso é a expressão 'trick', que tem vários sentidos. Muito pouco para tanto barulho.

[]s,

Roberto Takata

Unknown disse...

pior cego é o que não quer enchergar.

Com certeza vc só leu opiniõs da sua turma sobre o acontecimento. Isto não é postura de cientista. Faça como fiz.

Achei a lista completa em um site francês. E sabe de uma coisa: depois que li 30 destacados e-mails, fiquei assustado. Thomas Mann é mais cretino e mentiroso que imaginava. Não é um cientista. É um cara comprado.

Crie coragem e leia. É de impressionar como que eles tentam manipular a midia e as revisões dos artigos.

A teoria caiu. Creio que serão exonerados ou até presos.

Não comente sobre o que nunca leu.
Sua resposta está clara. Você não leu mais de 2 e-mails.

Não seja mentiroso como eles. Vc é melhor.

none disse...

Aranha,

Vc ganharia mais se vc supusesse menos. E também se vc usasse menos de ad hominens.

[]s,

Roberto Takata

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails